segunda-feira, 22 de julho de 2013

Santa Rita é notícia - Cadeira Ortostática Dinâmica permite que paraplégicos se desloquem de pé

Cadeira Ortostática Dinâmica permite que paraplégicos se desloquem de pé

Projeto foi desenvolvido por estudantes de Santa Rita do Sapucaí (MG)

Estudantes do Ensino Médio da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, desenvolveram um dispositivo que poderá causar um grande impacto positivo na vida de pessoas com paraplegia. A Cadeira Ortostática Dinâmica permite que o usuário impossibilitado de mover as pernas realize diversas atividades – inclusive deslocamentos – de pé.

Cadeira Ortostática em teste (Foto: Divulgação)

O dispositivo funciona de uma forma simples: a plataforma da cadeira fica debaixo dos pés do usuário, que prende alguns cintos de segurança em seu corpo. Depois, um botão é pressionado e a pessoa é puxada lentamente, até ficar presa em posição ereta.
A partir daí, o cadeirante pode se deslocar com um joystick ou controle remoto. Para descer, basta fazer o processo inverso: colocar a cadeira de rodas atrás do dispositivo, apertar o botão e, por último, desprender os cintos de segurança. O conjunto de baterias, recarregável em tomadas convencionais, possui autonomia para entre 3 e 7 dias, dependendo do uso. A velocidade pode ser regulada e chega, no máximo, a 7 km/h.

Cadeirante fica preso de pé (Foto: Divulgação)

O projeto teve início no ano passado, quando os estudantes Ana Flávia de Almeida, Tales Valias de Paiva, Thiago Moreira de Carvalho Vieira e Walef Robert Ivo Carvalho estavam no segundo ano do Ensino Médio, e continua sendo aperfeiçoado.
Segundo o professor José Manoel de Oliveira Medeiros, um dos orientadores dos alunos durante o ano passado, cerca de 9 meses foram necessários para a criação do primeiro protótipo. “A intenção era construir algo que pudesse solucionar os problemas de algumas pessoas”, explica.

Segundo ele, os integrantes do grupo eram estimulados a pensarem em dificuldades de pessoas conhecidas que pudessem ser amenizadas. Walef Carvalho, líder do grupo que desenvolveu a cadeira, é um exemplo de como este processo foi importante. “Meu pai sofreu um acidente e ficou paraplégico”, conta. “Consultamos o terapeuta dele sobre alguns aspectos da cadeira ortostática e ele próprio fez alguns testes de segurança”, completa.
Ainda não há previsão de quando a Cadeira Ortostática Dinâmica poderá chegar ao mercado. Walef ressalta, entretanto, que o preço seria em torno de R$ 2 mil, consideravelmente mais barato que uma cadeira de rodas motorizada, que custa cerca de R$ 5 mil.
O grupo agora tenta adaptar o dispositivo para tetraplégicos. “Pensamos em controlar o movimento com o queixo, mas isso poderia prejudicar o pescoço, então, estamos trabalhando em um mecanismo que responda a comandos de voz”, conta.
Outro projeto de alunos da ETE FMC relacionado a inclusão já havia sido destaque no site do Ação: a Visão Interativa para Deficientes, um colete com sensores espalhados pelo corpo, que indica ao cego onde há obstáculos e sua posição em relação ao corpo (próximo da cabeça ou das pernas, por exemplo), e pode vir a substituir o uso de bengalas por deficientes visuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...