sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Minas são muitas - Sabinópolis

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa) 

Sabinópolis

Igreja Matriz de São Sebastião (Foto do Sérgio Mourão)

Região: Vale do Rio Doce
Padroeiro: São Sebastião
Festa do Padroeiro: 20 de Janeiro

Localização


História

Sabinópolis surgiu de um grande arraial nas montanhas do Vale do Rio Doce, entre os rios Correntes, Corrente-Canoas e Correntinho, nas encostas da Serra do Botelho, caminho dos bandeirantes que exploravam o ouro da região. 
Em 1805, Joaquim José de Gouveia e sua mulher Francisca Vitória de Almeida e Castro, fazendeiros abastados da cidade do Serro - Antiga Vila do Príncipe, e que não possuíam herdeiros, resolveram doar esse terreno que lhes pertencia a todos aqueles que quisessem construir suas casas no pitoresco recanto às margens do rio Correntes. 
Os primeiros moradores foram construindo a cidade ao redor da capela de São Sebastião, padroeiro da comunidade. 
O arraial recebeu o nome de São Sebastião dos Correntes em homenagem ao padroeiro da comunidade e à existência dos córregos de nomes semelhantes: Ribeirão Corrente, Corrente-Canoas e Correntinho. 
Por aqui passaram vários tropeiros que vinham de diversas regiões do Estado e, deslumbrados com o povoado fixaram residência com suas famílias, ajudando no crescimento da população. 
Em 1840, devido a sua evolução, o arraial se tornou distrito do município do Serro. 
Em 1923, foi criado o município de Sabinópolis. O nome foi dado em homenagem ao Doutor Sabino Barroso, ilustre filho do lugar, que foi constituinte de 1891 e Presidente da Câmara dos Deputados.

Datas Históricas

1840 – Criado o Distrito com a denominação de São Sebastião dos Correntes, subordinado a vila de Príncipe mais tarde Serro. 
!923 - Elevado à categoria de vila com a denominação de Sabinópolis e desmembrado de Serro.
1925 - Elevado à condição de cidade com a denominação de Sabinópolis. 

O município

Sabinópolis é um município do estado de Minas Gerais. Sua população, em 2010, era de 15.704 habitantes e ocupa uma área de 919,81 Km².
Sabinópolis dispõe de rico acervo histórico, constituído principalmente de bens imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico Municipal. Entre eles, pode-se destacar o prédio da Escola Municipal de 2º Grau e o Sobrado Barroso, residência onde nasceu o pai do famoso compositor Ari Barroso.
O município caracteriza-se ainda por possuir uma grande área rural, responsável pela economia da cidade.
A principal atração do município é a Festa de Nossa Senhora do Rosário, que acontece no mês de agosto. A "Festa de Agosto", como é conhecida pela população, conta com o cortejo de reinado, caboclos, marujos, bumba-meu-boi e variados espetáculos em praça pública.
Às 5:00 h da manhã do Sábado da "Festa de Agosto", bandas de música percorrem as ruas da cidade tocando e acordando a população, ou melhor, acordando aqueles que já conseguiram dormir. É a "Alvorada", uma dentre as muitas tradições da Festa, que ajuda a enfeitar e alegrar o amanhecer do dia. Durante o cortejo, são prestadas homenagens a cada músico ausente.
A banda para por alguns segundos em frente à casa do músico, tocando somente seu respectivo instrumento, como lembrança. Após desfile e homenagens, é servido o tradicional caldo, num momento de descontração e confraternização.

Blog: Faltam 777 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...