terça-feira, 9 de outubro de 2012

Minas são muitas - Santa Rita de Jacutinga


“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa) 

Santa Rita de Jacutinga

Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia - Foto do Miguel

Região: Zona da Mata
Padroeira: Santa Rita de Cássia
Festa da Padroeira: 22 de Maio


Localização


História

O local onde está situada a cidade de Santa Rita de Jacutinga pertencia às antigas Áreas Proibidas do Sertão da Mantiqueira. Seus primitivos habitantes foram os índios tupinambás, localizados na cachoeira das Areias, no Pico do Papagaio, no Alto Monte Calvário, etc. 
A presença dos silvícolas na região foi diminuindo gradativamente até 1800, com o aparecimento do homem civilizado. Hoje existem alguns lugares com nomes indígenas: Itaboca e Pirapetinga.
Francisco Rodrigues Gomes é considerado o fundador do povoado que deu origem à atual cidade, tendo construído sua casa por volta de 1832, num dos claros da floresta que cobria os morros ali existentes. De sua residência se descortinava largo panorama e daí o nome Boa Vista dos Gomes, que ainda hoje designa as terras que a circundam.
Procedente de Santa Rita de Ibitipoca, sua terra natal, Francisco Rodrigues Gomes trouxera consigo, para a nova região em que se instalara, uma imagem de Santa Rita e sua presença na localidade fez com que seus moradores passassem a chama-la de Santa Rita.
Devido à existência de grande quantidade da ave denominada “Jacutinga”, os habitantes, mais tarde, ampliaram o nome do novo povoado, que passou a ser conhecido, então, como Santa Rita de Jacutinga.
Atraídos pelas notícias a respeito da riqueza da zona e pelos laços de amizade que as ligaram ao seu fundador, numerosas famílias como os Osórios, os Caetanos, os Ferreira, os Brandão e outras se dirigiram para o novo povoado e aí fixaram residência, tendo contribuído largamente, para o desbravamento do município. Dedicaram-se, inicialmente, à extração de ouro e, mais tarde, à agricultura, com o emprego de processos rudimentares de trabalho.
Francisco Tereziano Fortes, instalando a fazenda Santa Clara, abria novos rumos à região, melhorando os processos de exploração agrícola e pecuária. A cidade foi então, crescendo rapidamente, foram fundadas várias fazendas e Francisco Rodrigues Gomes obteve diversas terras por intermédio de Francisco Dionísio Fortes, guardamor do Rio Preto. Com o passar do tempo a agropecuária foi ganhando força no município, porém a população da zona rural passou a concentrar-se no perímetro urbano em busca de melhores condições de vida e renda.

Datas Históricas

1859 – Criado o Distrito com a denominação de Jacutinga, subordinado ao município de Rio Preto.
1923 – O distrito de Jacutinga tomou o nome de Santa Rita de Jacutinga.
1943 - Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Rita de Jacutinga e desmembrado de Rio Preto. 

O município

Santa Rita de Jacutinga é um município do estado de Minas Gerais. Ocupa uma área de 420,94  km² e tinha, em 2010, uma população de 4.993 habitantes.  
Na divisa de Minas com o Rio de Janeiro, Santa Rita de Jacutinga começa a ser descoberta pelos fãs do turismo rural e da aventura. Emoldurada por montanhas, construções históricas e quedas d'água, briga com razão pelo título de Cidade das Cachoeiras. São 72 cadastradas.
A profusão está diretamente ligada ao Rio Preto, o principal a banhar Santa Rita e responsável pela beleza do cartão-postal da região: o cânion do Boqueirão. Uma fenda de mais de 40 metros de altura esculpida ao longo de milhões de anos pelas águas do Rio Pirapetinga. É a Cachoeira do Boqueirão, uma das mais bonitas de todo o estado.
Nas estradas da região é possível ver as fazendas centenárias da época do café. A Fazenda Santa Clara é uma das mais tradicionais que melhor retratam a época dos barões do café. São seis mil metros de área construída. Tudo lá tem relação com os números do calendário: 365 janelas (um terço delas é apenas pintura), 52 quartos, 12 salões que são a quantidade de dias, semanas e meses do calendário.
A fazenda chegou a ter 2.400 escravos. Os rebeldes eram castigados na masmorra, embaixo da casa. Durante boa parte do século XIX toda essa região cercada por fazendas centenárias era chamada pela coroa portuguesa de sertão proibido. Isso porque era proibido caçar, extrair ouro ou madeira.
Várias lendas cercam a fazenda. Uma delas dizia que embaixo de uma construção havia uma imensa jazida de ouro. A fazenda, que foi construída há em 1750, hoje é aberta somente à visitação.
"É a única fazenda da América Latina que tem um terceiro andar de obra, porque os angolanos quando vieram pro Brasil trazendo uma cultura francesa muito boa de obra. Então essa parte desligada do chão foi feita pelos angolanos. Feita não, orientada pelos angolanos. É a única fazenda que tem um terceiro andar, ar condicionado natural e uma usina hidrelétrica", conta Adélia Nogueira, dona da fazenda.
A culinária segue a tradição mineira com algumas adaptações como o frango com palmito. Quem visita a cidade não pode deixar de experimentar a torta de queijo minas.

Blog: Faltam 779 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...