terça-feira, 2 de outubro de 2012

Minas são muitas - Palma


“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa) 

Palma


(Igreja Matriz de São Francisco de Assis - Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeiro: São Francisco de Assis
Festa do Padroeiro: 4 de Outubro

Localização



História

Antes dos desbravadores passarem pela região, onde, mais tarde, apareceria o município de Palma, apenas o homem nativo, na rudeza de seu trato, dominava aquelas terras. Até que em 1780, chegaram os desbravadores com a natural sede de riqueza, deixando, em troca, um pouco de civilização. Desbravadas as terras, surgiram os primeiros nomes: Rancho da Cotieira e Capivara. Depois São Francisco do Capivara e Palma. Recebeu o nome de Palma por existir no jardim da cidade, naquela época, umas palmeiras altas que decoravam o principal logradouro público local.
Dada a excelência das suas terras, desde muito cedo, o homem civilizado viu que aquela região era um convite par as atividades agropecuárias e foi sobre essa base econômica que o lugar progrediu.  Edificadas as primeiras casas de pau-a-pique, cobertas de folhas de palmeiras ou capim, logo surgiu uma capelinha, modesta, é bem verdade, mas suficiente para abrigar o fervoroso desbravador, nas horas de prece.  
Em 1851, o lugar onde se localizava a Fazenda Glória, propriedade de mais de três mil alqueires, pertencente ao major Joaquim Vieira da Silva Pinto, foi elevado a curato com o nome de São Francisco de Assis do Capivara. Aliás, o major Silva Pinto fez progredir todos os lugares situados na circunvizinhança de sua fazenda. Falecido o major, muitos de seus filhos foram estabelecer organizadas fazendas na região de Palma, podendo ser considerados como os primeiros povoadores do território, pois foram eles que deram impulso ao desenvolvimento da localidade. Mais tarde, diversos vultos locais trabalharam pelo progresso de Palma, notando-se que sua emancipação administrativa teve como patrono a figura respeitável do senador Costa Reis, considerado o grande benfeitor da nova comunidade.

Datas Históricas


1864 – Criado o Distrito com a denominação de São Francisco de Assis de Capivara, subordinado ao município de Cataguases.                
1890 - Elevado à categoria de vila com a denominação de São Francisco de Assis de Capivara e desmembrado de Cataguases.
1891 – A vila de São Francisco de Capivara tomou a denominação de Palma.
1892 - Elevado à condição de cidade com a denominação de Palma.
         
O município

Palma é um município do estado de Minas Gerais. Sua população, em 2010, era de 6.545 habitantes e ocupa uma área de 316,48 Km².
Ocupa-se economicamente de agricultura e pecuária de corte e leiteira. Arroz e leite representam os produtos básicos da região. 

Blog: Faltam 780 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...