quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Santa Rita é notícia - Feira reúne 100 invenções no ‘Vale da Eletrônica‘


Feira reúne 100 invenções no ‘Vale da Eletrônica‘

A Feira de Projetos Futuristas de alunos da ETE FMC ocorre de 4 a 6 de outubro, em Santa Rita do Sapucaí (MG)

Em 2011, os projetos conquistaram 11 prêmios, sendo três internacionais


Um purificador que transforma a água da chuva em água potável, um robô que apaga incêndios e socorre vítimas e um localizador de animais e sensores magnéticos que auxiliam na locomoção de pacientes com Mal de Parkinson. Estas são algumas das 100 invenções que poderão ser vistas na ProjETE – Feira de Projetos Futuristas, que será realizada entre 4 e 6 de outubro, promovida pela ETE FMC – Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa.
Com uma tradição de 32 anos, a ProjETE 2012 reunirá projetos nas áreas de telecomunicações, robótica, segurança, sustentabilidade, saúde, acessibilidade e automação. O foco principal é inovação e criatividade, presentes nas invenções dos estudantes dos Ensinos Médio e Técnico.
A ETE FMC fica na cidade de Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, região conhecida como o “Vale da Eletrônica” brasileiro, de onde muitos produtos e sistemas tecnológicos inovadores são lançados para todo o mercado nacional e internacional. Boa parte deles nasce dentro da ETE FMC, primeira escola de eletrônica de nível médio da América Latina e sétima do mundo.
O professor Fábio Carli Rodrigues Teixeira, coordenador da ProjETE, conta que haverá novidades na apresentação dos projetos nessa edição. “Além dos protótipos e maquetes, que tanto sucesso fazem entre os visitantes, estamos aplicando um cunho mais científico às pesquisas e ao desenvolvimento dos projetos, aproximando mais a documentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, e obtendo assim resultados representativos.”
A ProjETE ocorre durante a Semana da Eletrônica (1º a 6/10), que oferecerá palestras e minicursos (1º a 3/10). Outras escolas e empresas da região também são convidadas a participar do evento, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, a Ericsson e a Fundação Educacional Inaciana – FEI de São Bernardo do Campo/SP.
Projetos premiados – Na feira do ano passado, os projetos dos alunos conquistaram 11 prêmios. O protótipo Visão Interativa para Deficientes – VID, criado por três alunos da ETE FMC, ficou com sete prêmios. Um deles, conquistou o primeiro lugar em Engenharia da Febrace 2012 – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da Universidade de São Paulo – e garantiu à equipe uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior Febrace/CNPq, destinada ao desenvolvimento do projeto com duração de seis meses a um ano. Outra conquista importante foi o Prêmio Unesco – Menção Honrosa de Ciência e Tecnologia. O VID foi projetado para substituir a bengala ou, até, o cão-guia. É um conjunto de sensores que vibra quando o deficiente se aproxima de um obstáculo à distância de dois metros. Além disto, tarjas são colocadas nos pulsos, na testa, cintura e joelhos, partes do corpo consideradas sujeitas a batidas.

Inovação em primeiro lugar – Alguns dos projetos da ProjETE 2012:
- Tratamento de água automatizado: purificador com reservatório que utiliza a água da chuva, captada pela calha, e a energia solar (renovável) para esquentar a água a uma temperatura que elimina todos os organismos nocivos ao corpo humano. Depois, passa por um filtro tradicional e se torna potável.

- Robô Bombeiro: controlado remotamente, tem capacidade para se movimentar em vários sentidos, em baixa velocidade, mas com grande tração. Possui uma válvula acionada eletronicamente, capaz de apagar pequenos focos de incêndio e levar às vítimas de soterramento água potável ou oxigênio. Também possui um sensor que identifica a temperatura do recinto onde se encontra.
- Pegadas: voltado a portadores do Mal de Parkinson, o projeto tem um sensor magnético a laser colocado nos pés do paciente. Componentes eletrônicos farão com que o laser acenda ou apague para que o paciente possa seguir a luz e se locomover com segurança. Inclui, ainda, um sensor ultrassônico para medir a distância de obstáculos, acionando lasers em caso de degraus.
- Localizador de animais: auxilia no combate ao roubo de animais. O projeto monitora o animal durante o dia através de um computador e as informações são transmitidas por meio de um sistema Tx-Rx, que registra os movimentos do animal em um gráfico. Assim, é possível ver se ele está no local previsto. Se o chip for retirado do animal, um alarme é acionado na central.

Segundo o diretor geral da ETE FMC, Alexandre Loures Barbosa, muitos dos alunos que participam da ProjETE fazem seus planos de negócio com suporte da instituição, o que possibilita o ingresso nas duas incubadoras de empresas da cidade. “Nossa intenção é fazer o possível para que os empreendedores de nosso ambiente acadêmico tenham a possibilidade de desenvolver um plano de negócio, um protótipo e obter visibilidade para o surgimento de parcerias, explica o diretor.

ETE FMC – Fundada em 1959, a escola integra a Rede Jesuíta de Educação. Desde a inauguração da ETE FMC (www.etefmc.com.br), a pequena cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí passou a ser referência em educação, por abrigar a primeira escola de eletrônica de nível médio da América Latina e a sétima no mundo, que ainda hoje, atrai estudantes de todo o País. Atualmente, com cerca de 800 alunos, nos períodos diurno e noturno, oferece os cursos de Automação Industrial, Telecomunicações e Equipamentos Biomédicos, além de Ensino Médio.

Serviço:
O que: 32ª Feira de Projetos Futuristas da ETE FMC
Quando: Dias 4 (19 às 22h), 5 (16 às 22h) e 6 (9 às 11h) de outubro
Onde: Campus ETE FMC – Av. Sinhá Moreira, 350 – Centro – Santa Rita do Sapucaí/MG

(Fonte: http://refrescante.com.br em 26/09/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...