quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Você sabia? - A Brasileira

A Brasileira

Em Lisboa, existe uma cafeteria centenária chamada “A Brasileira”. Em 19 de Novembro de 1905, A Brasileira abria as suas portas na Rua Garrett, n.º 120-122, junto ao Largo do Chiado, pondo à venda o "genuíno café do Brasil".
Nesse dia, quem levasse um quilo - pela quantia de 720 reis - tinha direito a beber uma chávena (correspondente a nossa xícara de chá) de café de graça.
A Brasileira do Chiado vendia o café do Brasil, produto muito pouco apreciado ou até evitado pelas donas de casa lisboetas naquela época. Adriano Telles, fundador da cafeteria, vivera no Brasil e importava o café sem dificuldades, bem como outros produtos como goiabada, tapioca, pimentas, chá e farinha.
Três anos depois, A Brasileira, começou a vender café em chávenas, e o público aumentou levando à realização de obras de remodelação que deram uma nova cara ao estabelecimento, decorado com mobiliário de carvalho em estilo Renascença, talhas douradas e espelhos nas paredes.
As obras deram um novo aspecto ao café que se tornou num "elegante e luxuoso salão" e o Chiado passou a contar com um estabelecimento moderno e com todas as características próprias de um café.
As paredes estão decoradas com diversas obras de pintores portugueses. Com toda a importância que teve na vida cultural do país, A Brasileira do Chiado mantém uma identidade muito própria, quer pela sua decoração, quer pela simbologia que representa por se encontrar ligada a círculos de intelectuais, escritores e artistas de renome. 

A assiduidade de Fernando Pessoa motivou a inauguração, nos anos 80, da estátua em bronze da autoria de Lagoa Henriques, que representa o escritor sentado à mesa em frente à cafeteria. Um dos percursos habituais do poeta era entre a sua casa e o Largo do Chiado, rumo ao local de encontro habitual de poetas e pensadores portugueses.
Conta uma das biógrafas de Cecília Meireles que, numa de suas viagens a Portugal ela marcou um encontro com o poeta Fernando Pessoa no café. Sentou-se ao meio-dia e esperou em vão até duas horas da tarde. Decepcionada, voltou para o hotel, onde recebeu um livro autografado pelo autor lusitano. Junto com o exemplar, a explicação para o "furo": Fernando Pessoa tinha lido seu horóscopo pela manhã e concluído que não era um bom dia para o encontro.
Que pena!!! Certamente teria sido um encontro poético fantástico.

2 comentários:

  1. "A Brasileira" ainda é um ex-libris da cidade lisboeta.
    Esse episódio da Cecília Meireles não onhecia, fico-lhe grato.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, AC. Esse episódio com a Cecília é lenda ou verdade? Também não sei, mas conta-se por aqui. Veja neste link http://www.amalgama.blog.br/02/2010/fernando-cecilia/. Se os dois tivessem se conhecido provavelmente teriam se encantado um com o outro. Ambos têm muitas semelhanças, na melancolia, na introspecção, etc. Seria um encontro e tanto!!! Beijos.

      Excluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...