sexta-feira, 11 de maio de 2012

A arte do Origami - Porta-treco

Porta-treco 

Ainda dá tempo de fazer uma lembrancinha para a mamãe. Esta aqui é simples e fácil. Com apenas 6 quadrados de papel, mais grossinho, medindo 20 cm X 20 cm você consegue fazer um porta treco original para ela. Veja um pronto aqui. Ela poderá usar para guardar lápis e canetas ou pincéis de maquiagem.


Vamos lá! Mãos à obra!
1 - Posicione o papel na posição quadrado a sua frente. Traga o lado superior até ao inferior. Vinque bem e desdobre.
2 - Agora traga novamente o lado superior até o vinco do meio que você acabou de fazer. Repita a operação levando o lado inferior também até o vinco do meio. Desdobre.
3 - Dobre cada canto do quadrado até a linha que você acabou de fazer.
4 - Você deve ter agora um trabalho como o da figura acima.
5 - Traga o lado superior e o inferior até o vinco do meio.
6 - Vire o trabalho colocando as costas dele virada para você. Dobre ao meio no sentido horizontal e desdobre.
7 - Leve a lateral esquerda e a direita até o vinco que você acabou de fazer. Desdobre.
8 - Você obteve um trabalho como o acima com três vincos. Enrole o trabalho trazendo as laterais para frente e encaixando uma na outra.
9 - Você deve ter obtido uma peça com três lados iguais como esta acima. Observe na figura como ficou o encaixe que fecha a peça. Agora repita os passos e faça as outras cinco peças. Cole uma na outra, deixando a parte do encaixe para fora, obtendo um hexágono.
10 - Agora é só colar em uma base do seu gosto e está pronto. 

Dica: No post onde vi o porta-treco a artesã o fixou em um CD. Vi que o mesmo estava transparente e então fui procurar na Internet como fazer para deixá-lo assim. 
Encontrei isto: Alguns tipos de CDs e todos os DVDs são feitos de duas camadas acrílicas. Introduzindo uma tesoura ou objeto pontiagudo no miolo do DVD é possível separar os pedaços.
1 - Consegui retirar toda a película dos CDs, deixando-os durante dois dias, imersos em água clorada. Para cada copo de cloro, usei um copo e meio de água. Usei recipiente com tampa e essa mistura além de limpar vários CDs de uma vez, pode ser reaproveitada. Não esquecer: retire os CDs da agua clorada e os lave num tanque com auxílio de uma escova de textura média.

2 - Agora vamos ao post do CD. Caso você for usar CD deverá tirar a película de espelho com fita adesiva (daquelas largas de fechar caixas). 

6 comentários:

  1. Post muito legal!

    Parabéns pelo seu blog!^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lyanyh. Volte sempre!!! Será um prazer te ter por aqui.
      Abraços.

      Excluir
  2. Muito bom... alguns blogs e páginas que vi, só mostram e enrolam... não ensinando como fazer... Obrigada, me ajudou muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Volte sempre!!!. Eu também encontrava alguma dificuldade apenas olhando as figuras. Por isso resolvi fazer também textos explicativos. Abraços.

      Excluir
  3. Muito útil e interessante este origami do porta-trecos. Eu dou aulas de origami a uns meninos do Ensino Especial e depois de de pôr em prática irei ensinar-lhes. Grata por esta excelente partilha. abraço origâmico

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo! Amei. Tenho uma amiga que precisa de um para escritório. Acho que este serve! Obrigada pela dica. Abraço.

    ResponderExcluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...