quarta-feira, 14 de março de 2012

Você sabia? - Dia Nacional da Poesia

Dia Nacional da Poesia
Poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. O poeta Ferreira Gullar diz que o artista cria um outro mundo “mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata”.
A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.
Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos” por sua luta pela abolição da escravidão. Além disso, era um grande defensor do sistema republicano de governo, onde o povo elege seu presidente através do voto direto e secreto.
Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Sua arte era movida pelo amor e pela luta por liberdade e justiça.


Blog: Obrigada, Adélia, Affonso, Alice, Cecília, Carlos, Fernando, Manoel, Marina, Mários, Lya, Vinícius e todos os outros que enchem minha vida de poesia e fazem minha alma transbordar.

2 comentários:

  1. Impossível, se imaginar o Mundo sem poesia!
    Salve! Salve, aos POETAS!!!

    Merecida homenagem, Nidia...

    Uma abraço,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Lúcia, ninguém vive sem um pouco de poesia...
    Abraços.

    ResponderExcluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...