terça-feira, 13 de março de 2012

Santa Rita é notícia - Um case brasileiro de dar inveja a qualquer ideia do SXSW

Um case brasileiro de dar inveja a qualquer ideia do SXSW

Aproveitando a vibe do SXSW e toda a repercussão nas mídias sociais sobre as ideias apresentadas por lá, resolvi falar sobre tecnologia e inovação. Aliás, sobre um dos cases mais impressionantes que conheço quando o assunto é este: a transformação de uma pequena cidade no sul de Minas Gerais em um dos locais mais inovadores do mundo.
A pequena cidade de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, ganhou em meados dos anos 80 o apelido de Vale da Eletrônica, em referência ao Vale do Silício (polo tecnológico norte-americano onde estão localizadas empresas de tecnologia como Google, HP e Apple). Com pouco menos de 40 mil habitantes, a cidade tem cerca de 150 empresas de pequeno e médio porte que vem desenvolvendo produtos e soluções impressionantes.
Entre os lançamentos recentes do Vale da Eletrônica estão o Nomad, que possibilita a pequenas e médias empresas integrar suas centrais telefônicas a aplicativos de iPhone e Android. Ao transformar celulares em ramais, a solução traz uma economia imensa na conta telefônica. Outra ideia interessante é um programa desenvolvido pela fabricante das urnas eletrônicas usadas nas eleições brasileiras, também localizada na cidade. Ele faz com que a foto do eleitor apareça no terminal do mesário, reduzindo muito o risco de fraude.
Entre os mais criativos estão a primeira TV 3D do mundo que não precisa de óculos especiais, desenvolvida por uma micro empresa auxiliada por uma das incubadoras locais. Um aparelho que permite acessar a internet, assistir filmes em DVD ou Blu-ray, gravar programas da TV e ainda ter um uma economia de 82% de energia. E um rastreador de pessoas, que possibilita acionar socorro em caso de emergências, localizar indivíduos no meio de uma multidão, orientar a logística de transporte de políticos e celebridades, entre outras funções – ainda em fase de testes. As ideias e produtos são tantas, que eu precisaria de um livro pra descrever todas.
Não é á toa que diversas empresas do Vale da Eletrônica costumam aparecer nos principais rankings de inovação do país. Enquanto o setor privado brasileiro investe menos de 1% do seu faturamento ao ano em pesquisa e desenvolvimento, números locais mostram que as empresas do vale da Eletrônica investem, em média, entre 8% e 10% do faturamento.
Além disso, Santa Rita do Sapucaí conta com o Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações). A instituição privada de ensino, que oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas da engenharia, é um dos principais centros de pesquisa em tecnologia do mundo. Foi de lá que saiu, por exemplo, o padrão brasileiro da TV digital. Outra informação importante que vi esta semana foi a de um grupo de estudantes com idade entre 9 e 15 anos, de uma escola estadual da cidade, que acabou de se classificar para o Torneio Mundial de Robótica, que será realizado em maio, nos Estados Unidos.
O projeto do Vale da Eletrônica foi criado há 25 anos pelo ex-prefeito Paulo Frederico Toledo, em parceria com empresários e instituições locais. Para atrair novas empresas para a cidade, ele conseguiu diversos incentivos fiscais e solicitou uma campanha à MPM para atrair investidores e empreendedores de outras partes do país. No entanto, a base para que tudo isso acontecesse foi estabelecida muito antes, em meados do século XX. Inspirada em uma palestra de Albert Einstein que assistiu no exterior, a benemérita Luzia Rennó Moreira, conhecida como Sinhá Moreira, fundou na cidade a primeira escola de eletrônica da América Latina e sétima do mundo: a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa.
Hoje, as instituições de ensino em tecnologia formam o capital humano. Muitos empreendem, outros vão ajudar as empresas já existentes a crescer. Elas se beneficiam da redução de IPI e ICMS. E mais de 70% terceirizam parte de sua produção para outras empresas locais, tornando-se mais competitivas e criando condições para o surgimento de novos negócios. Impressionante!
Pra conhecer mais sobre o Vale da Eletrônica, vale acessar o site Vale Network, aqui.
(Fonte: Carlos Henrique Vilela (Gerente de Planejamento da Filadélfia) - http://unplanned.com.br em 11/03/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...