quinta-feira, 15 de março de 2012

Santa Rita é notícia - Tecnologia made in Minas em feira da USP

Tecnologia made in Minas em feira da USP

Luva criada por alunos da Escola Técnica de Santa Rita do Sapucaí interpreta sinais de Libra e traduz em display eletrônico

E se o deficiente visual pudesse andar pelas ruas sem precisar do auxílio de outra pessoa? E se fosse possível controlar nossa casa de qualquer lugar do mundo, por meio de uma simulação 3D operada pela internet? E se plantas fossem usadas para anular os efeitos de uma substância tóxica liberada na natureza? Perguntas como essas instigaram estudantes mineiros a enfrentar o desafio de transformar possibilidades em realidade. As invenções e descobertas desses jovens estão sendo expostas, até esta quinta-feira, na Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (Febrace), realizada na Universidade de São Paulo (USP).
A 10ª edição da maior mostra científica do país conta com 325 projetos desenvolvidos por 743 estudantes dos níveis de ensino fundamental (8º e 9º anos), médio e técnico. Cerca de 15 mil pessoas devem visitar os estandes montados nas dependências da Escola Politécnica da USP. De Minas Gerais foram selecionados 19 trabalhos de sete instituições públicas e duas particulares. A campeã em número de projetos (cinco) é a Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa, localizada em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, a 420 km de Belo Horizonte.
Criado por alunos do curso de eletrônica, a Visão Interativa para Deficientes (VID) ajuda o usuário a se locomover sem qualquer ajuda alheia. Sensores são postos em várias partes do corpo e ligados a um motor que vibra à aproximação de qualquer obstáculo com intensidade diferente dependendo da distância: quanto mais forte, mais perto ele está. "Esse tipo de projeto, além de ajudar o próximo, acelera o amadurecimento dos alunos, que precisam ser profissionais e aprender a trabalhar em equipe, cumprir horários e tarefas", observa o professor Fábio Carli Teixeira, orientador de quatro trabalhos apresentados pela escola de Santa Rita do Sapucaí.
Mesmo quem não pode visitar a Febrace tem como conhecer a invenção dos alunos do curso de informática, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, pela internet. Eles criaram o Cell Casa, um sistema de controle remoto de residências. Uma pequena câmera filma a maquete de uma casa e manda as imagens em tempo real para o site . O internauta pode dar comandos para ligar ou desligar as lâmpadas, ao atualizar a página virtual, percebe que suas ordens foram obedecidas. No site, porém, não é possível experimentar a simulação em três dimensões oferecida pela tecnologia. "Nosso sistema dá mais segurança, já que o usuário pode simular a presença de alguém em sua casa sem estar lá", explica o professor Ailton.
Uma comissão julgadora deve apontar os melhores projetos nas sete categorias. Os noves melhores vão representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel , de 13 a 18 de maio em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Os mineiros esperam um bom desempenho, mas ainda vigora a velha máxima dos bons competidores. "O que vale é participar e fazer o melhor que a gente pode. Há muitos projetos bons e muita troca de ideia", conta Isabella Sampaio, de 17 anos, estudante do 3º ano da Escola Estadual Afonso Pena, de São Tiago, a 187 quilômetros de BH.
(Fonte: Thiago Padilha – Estado de Minas em 15/03/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...