quarta-feira, 14 de março de 2012

Santa Rita é notícia - Equipe de alunos da rede estadual participará de torneio internacional de robótica

Equipe de alunos da rede estadual participará de torneio internacional de robótica

É a primeira vez que uma equipe de Minas participa do First Lego League Aberto da Flórida

Ansiedade e apreensão são palavras que definem o que 10 estudantes da Escola Estadual Dr. Luiz Pinto de Almeida, em Santa Rita do Sapucaí, estão sentido. Eles integram a equipe da X-Factor, uma das representantes do Brasil na competição que reunirá apaixonados por tecnologia e robótica de todo o mundo. Chamada de First Lego League (FLL) Aberto da Flórida, a disputa será realizada entre 3 e 6 de maio, na Flórida, nos Estados Unidos.
A vaga foi conquistada devido ao 4º lugar alcançado pela X-Factor durante a grande final brasileira do Torneio FLL, realizado em São Paulo, nos dias 3 e 4 de março. Em princípio, apenas os três primeiros colocados seriam classificados para a etapa internacional, mas a organização abriu uma nova vaga e a equipe de Santa Rita do Sapucaí garantiu um lugar. Segundo a integrante da equipe e aluna do 8º ano do ensino fundamental Jéssica Cristina Silva Lopes, a notícia pegou todos os estudantes de surpresa. “A notícia veio dois dias depois que o torneio nacional tinha terminado. Já estávamos até pensando qual seria o próximo projeto que iríamos criar para participar da etapa estadual do torneio de robótica. Ficamos todos muito felizes e surpresos”, revelou.
Depois de receber a notícia, a equipe iniciou um intenso trabalho para aperfeiçoar a pesquisa e o robô. “A competição será bem parecida com a etapa nacional. Vamos utilizar o mesmo robô e a mesma pesquisa, para isso estamos aperfeiçoando-os. Além disso, os alunos se dividiram e três vezes por semana eles treinam o robô e as missões com as mesas, e nos outros dois dias a pesquisa e o trabalho em equipe”, conta a mentora da X-Factor, Luciana de Carvalho Machado Pires.
Além das habilidades intelectuais e práticas da competição, a equipe também prepara o lado emocional dos integrantes. A preparação conta até com palestras com psicólogos, que irão enfatizar a importância do trabalho em equipe e de se manter a calma na hora da competição. “A ideia é tentar nos preparar o melhor possível para sermos uma equipe competitiva e tentar uma boa colocação”, acrescenta Luciana.
É a primeira vez que uma equipe do Estado participará da etapa internacional do torneio de robótica e isso aumenta ainda mais a expectativa da equipe. “Às vezes, tenho a sensação de que a ficha ainda não caiu. Participar de uma competição internacional será uma ótima oportunidade de trocarmos experiências. Todos os dias nós pesquisamos na internet as equipes que vão participar da competição e como é lá na Flórida”, confessa a integrante da equipe e aluna da 8º ano do ensino fundamental Laiza Costa Vicentini.

First Lego League (FLL)

Durante a competição, a X-Factor enfrentará três grandes desafios: projeto de pesquisa, projeto do robô e o desafio robótico. O desafio consiste em 15 tarefas que devem ser executadas em um prazo de dois minutos e meio, por robôs construídos pelas próprias equipes. Mais de 60 equipes de todo o mundo devem participar do Aberto da Flórida.
A equipe será analisada por juízes, que irão considerar como critérios de avaliação: a performance do grupo ao trabalhar em equipe, a pesquisa de campo realizada e solução apresentada, o projeto desenvolvido para o robô e o cumprimento das missões estabelecidas no desafio do robô.

Trabalho de pesquisa

Além dos desafios robóticos, a equipe apresentará seu projeto de pesquisa. Os estudantes desenvolveram uma etiqueta adesiva que funciona como termômetro irreversível. A etiqueta deve ser colada na embalagem do frango e quando o alimento é descongelado e alcança à temperatura de 8°C a etiqueta mancha. A pesquisa foi pensada para o bem-estar do consumidor, já que ao ser descongelado e congelado novamente o frango fica impróprio para o consumo.
A equipe ainda está pensando em como será a apresentação da pesquisa. “Nós estamos pensando em enxugar um pouquinho a pesquisa para fazer a apresentação na Flórida. Ainda não sabemos se vamos levar um tradutor ou se vamos treinar para apresentar em Inglês”, ressalta Jéssica.

Torneio Nacional de Robótica

Entre os dias 3 e 4 de março, a equipe X-Factor participou do Torneio Nacional de Robótica. Além de conquistar a vaga para o Aberto da Flórida, os alunos também faturam um troféu na categoria Designer do Robô. Nessa categoria, os jurados reconheceram o time que desenvolveu um robô bem projetado mecanicamente, que seja durável, eficiente e altamente capaz de desempenhar as missões designadas.
(Fonte: http://www.jornalaraxa.com.br em 14/03/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...