quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Santa Rita é notícia - Coreia do Sul manifesta interesse por profissionais mineiros

Coreia do Sul manifesta interesse por profissionais mineiros

Diretor da mais tradicional universidade coreana foi recebido na Sectes, onde explicou as grandes possibilidades de intercâmbio

Engenheiros, pesquisadores e técnicos de todo o estado de Minas Gerais podem ter uma excelente oportunidade de desenvolver sua carreira e adquirir experiência internacional. O secretário–adjunto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Evaldo Vilela, se reuniu com o pesquisador sul-coreano Chilgee Lee, para avaliar possibilidades de parcerias e programas de intercâmbio na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
O intercâmbio que pode beneficiar muitos mineiros será por meio do programa Ciência sem Fronteiras, do governo Federal, que concede bolsas em diversas modalidades para a formação de brasileiros no exterior. A Capes e o CNPq já iniciaram os procedimentos para lançar, em fevereiro, edital específico para a Coreia do Sul.
“Há um interesse grande do Estado em estreitar relações com a Coreia do Sul. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), no seu processo de internacionalização, incluiu a cooperação com instituições e agências de fomento da Coreia do Sul e tanto a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) como as demais universidades mineiras, querem participar do Ciência sem Fronteiras. A visita do Dr. Lee fomenta a ideia de procurarmos a Coreia para enviar nossos estudantes, professores e técnicos de empresas e estatais”, destacou Evaldo Vilela.
Chilgee Lee é diretor da Escola de Engenharia da Informação e Comunicação da Sungkyunkwan University (SKKU), a mais antiga universidade do leste Asiático, fundada em 1398. Ele veio ao Brasil representando as sete universidades sul-coreanas aprovadas no programa Ciência sem Fronteiras.
“Precisamos diversificar nossas parcerias para além das relações com os Estados Unidos e Reino Unido. Temos interesse em preparar mais engenheiros, de modo a atender a demanda empresarial. A mensagem do governo sul-coreano para o Brasil é simples: ao formar mais engenheiros podemos despertar o interesse das grandes empresas em se estabelecer aqui e na Coreia”, ressaltou Lee.
Considerando o sistema educacional da Coreia do Sul, além da oportunidade acadêmica, os bolsistas poderão fazer estágio em grandes empresas instaladas no país, como Hyundai e Kia. Dentre as sete universidades aprovadas no programa, duas recebem apoio do governo - como as nossas instituições federais – mas as demais são financiadas por companhias como a Samsung Eletronics, que apoia diversos projetos de pesquisa na SKKU.
Em Minas Gerais, Lee visitará ainda as cidades de Ouro Preto e Santa Rita do Sapucaí, e terá reuniões na UFMG, PucMinas e Inatel. Sua vinda ao Brasil é uma iniciativa da Embaixada do Brasil em Seul e do Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul. A reunião na Sectes foi acompanhada pela vice-reitora da Uemg, Santuza Abras, pelas assessorias de Parcerias Nacionais e Internacionais da Sectes e da Uemg, e por representantes da Fumsoft e Rede Softex – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro.
(Fonte: http://www.tecnologia.mg.gov.br em 27/01/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...