segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Minas são muitas - Ouro Branco

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Ouro Branco

(Igreja Matriz de Santo Antônio - Foto do Miguel)

Região: Central
Padroeiro: Santo Antônio
Festa do Padroeiro: 13 de Junho

Localização


História

O povoado de Santo Antônio de Ouro Branco teve sua origem em fins do século XVII, provavelmente no ano de 1694, como consequência do processo de ocupação iniciado com as primeiras bandeiras. Esses grupos subindo o Rio das Velhas à procura de ouro, desbravaram a região, assentando-se ao pé da Serra de Ouro Branco, também denominada, na época, Serra do Deus (te) Livre.
Os primitivos habitantes desta região foram os índios da tribo Carijós.
Os ex-integrantes da Bandeira chefiada por Borba Gato, Miguel Garcia de Almeida Cunha e Manuel Garcia, transpondo os altos da cachoeira de Itabira do Campo (atualmente Itabirito) descobre o ouro na falha radial da Serra, onde se encontram os mananciais dos Ribeirões da Cachoeira e Água Limpa. Tal descoberta não produz o rendimento esperado: Manuel e Miguel se desentendem e a bandeira se divide.
Manuel Garcia segue na direção Nordeste, indo dar com o rico córrego do Tripuí, descobrindo o "Ouro Preto", cor produzida devido à presença do Óxido de Ferro em sua composição.
Miguel Garcia, por sua vez, desce o vale do chamado "Rio da Serra", que corre para o Oeste, paralelamente à aguda escarpa da Serra de Deus Livre. Funda um povoado nessa região, após descobrir ouro de cor amarela, clara, produzida pelo mineral Paládio a ele associado, denominado "Ouro Branco" por simples contraste cromático aparente com o "Ouro Preto" do Tripuí.
Ouro Branco foi uma das mais antigas freguesias de Minas e possuía considerável importância econômica pela prosperidade de sua população.
O ouro extraído em Ouro Branco era desprezível em relação à extração praticada em Ouro Preto. Por essa época, a má qualidade das jazidas auríferas e as dificuldades de exploração, advindas do primitivo processo utilizado, fazem atividade mineradora retroceder.
Embora não haja certeza quanto à origem do topônimo Ouro Branco à origem do topônimo Ouro Branco, supõe-se que ele tenha resultado da coloração do ouro encontrado na região onde se localiza o município.

Datas Históricas

1724 – Criado o Distrito criado com a denominação de Santo Antônio de Ouro Branco, subordinado ao município de Ouro Preto.
1953 - Elevado à categoria de município com a denominação de Ouro Branco e desmembrado de Ouro Preto.

O município

Ouro Branco é um município do estado de Minas Gerais. De acordo com o IBG, no ano de 2010, sua população era de 35.268 habitantes. A área territorial do município é de 258,72 km².
A cidade de Ouro Branco está entre as 100 melhores cidades do Brasil para se viver (97 ª posição).
Houve vários ciclos econômicos em Ouro Branco, que iniciaram com o ciclo do ouro, depois, o ciclo da uva, posteriormente, o ciclo da batata, e atualmente, a atividade preponderante é a indústria, iniciada com a instalação da então empresa estatal Aço Minas Gerais S.A. em 1976, atual Gerdau Açominas S.A, , que inaugurou o ciclo do aço.
Turismo é a palavra de ordem e traduz a grande vocação de Ouro Branco. Suas belas paisagens proporcionam uma entrada gloriosa no Circuito do Ouro, do qual a cidade faz parte.
Além das belezas naturais, está entre as atrações o conjunto arquitetônico e paisagístico da Capela de Santana e a casa sede da Fazenda Pé do Morro, localizado a 4 km da área urbana, aos pés da serra de Ouro Branco e às margens da Estrada Real. A origem do local é do século XVIII e pela importância patrimonial foi tombado pelo IEPHA em dezembro de 2009.
A Matriz de Santo Antônio, construída no período de 1717 a 1779, consagra-se como uma das mais antigas de Minas Gerais. Grande patrimônio histórico e religioso, a igreja passou por reformas introduzidas por Aleijadinho. Também recebeu o talento, retratado nas pinturas do mestre Manoel da Costa Ataíde. Apesar de ser um monumento de importância para a cidade, são poucas as informações e documentos existentes sobre a matriz.
A cidade ainda guarda bens históricos como a capela Nossa Senhora Mãe dos Homens, do século XVIII. Em Ouro Branco também se encontra a “Case de Tiradentes”, situada à margem direita da Estrada Real, hoje uma rodovia asfaltada. O antigo casarão, construído em pedra e madeira de lei, serviu para hospedar ilustres visitantes. Há quem afirme que os inconfidentes se reuniram na "Casa de Tiradentes" por diversas vezes. Entretanto esta teoria gera controvérsia. O local era pouso de tropas, portanto pouco apropriado e discreto para reuniões em que se discutia a libertação do Brasil de Portugal.
O mais provável é que os inconfidentes se reunissem na Estalagem Varginha (município vizinho de Conselheiro Lafaiete). Tanto é assim que Tiradentes, depois de morto e esquartejado, teve sua perna direita pendurada numa gameleira, que existe lá até hoje ao lado das ruínas da antiga estalagem.
Seguindo em direção a Ouro Preto, está o distrito de Itatiaia. O arraial contém importantes construções remanescentes do séc. XVIII, sobressaindo por entre as montanhas. No distrito está localizada a igreja de Santo Antônio do Itatiaia, tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Curiosidade : Três sedes municipais disputam a precedência sobre a manutenção do nome "Ouro Branco". Uma em Alagoas, outra no Rio Grande do Norte e outra em Minas Gerais. Cabe à Ouro Branco mineira a prioridade, por sua condição de sede de comarca e por sua antiguidade, uma vez que desde 1724 a Ouro Branco mineira recebeu esta denominação.

(Fontes: IBGE, http://www.asminasgerais.com.br, http://www.ourobranco.mg.gov.br, http://www.idasbrasil.com.br, http://www.ourobranco.com/, http://ecoviagem.uol.com.br)

Blog: Faltam 785 municípios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...