sábado, 17 de dezembro de 2011

Gostei... - Johnnie Walker X João Andante

Gostei foi da resposta do Xico Sá que está postada depois da notícia.

Uísque Johnnie Walker tenta derrubar cachaça João Andante
A holding inglesa Diageo, detentora da marca do uísque Johnnie Walker, abriu processo administrativo no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) contra a cachaça João Andante. A Diageo acusa a empresa mineira de ser "imitação" de sua marca --segundo ela, avaliada em US$ 3,5 bilhões.
Mas o processo gerou publicidade para a cachaça e fez suas vendas dispararem. Nas últimas duas semanas, os pedidos feitos via e-mail já chegam a mil garrafas. Até então, as vendas eram de apenas 200 garrafas por mês.
"Os pedidos estão aumentando muito e nós sempre trabalhamos com margem e volume pequenos", disse Gabriel Lana, 25, um dos donos.
A João Andante foi organizada em 2008 por quatro jovens que viam a atividade mais como um hobby do que propriamente um negócio empresarial. Cada um deles segue com sua profissão.
O desenho das duas marcas é representado pela figura de um andarilho, embora de classes sociais distintas: enquanto um é lorde, o outro é um jeca, ou capiau, conforme o regionalismo mineiro.
"Apesar de ambos os personagens mostrarem algumas distinções, o uso da expressão 'João Andante', que é a tradução literal de 'Johnnie Walker', evidencia a intenção de criar uma 'versão local' da marca", argumenta a holding inglesa por meio do escritório de advocacia Dannemann Siemsen.
Os mineiros negam que o uísque tenha sido a inspiração e sustentam que o Walker da marca inglesa nada tem a ver com andar ou caminhar --é um sobrenome.
Afirmam que a ideia é a de um caixeiro-viajante, que é um andarilho, segundo o escritório de advocacia Hidelbrando Pontes e Associados.
(Fonte: Paulo Peixoto – Folha de São Paulo em 16/12/2011)

Johnnie Walker X João Andante e McDonald´s X McBode

Pô, amigo Johnnie Walker, deixa o mineirinho João Andante em paz. Para com isso, retira esse processo do instituto de marcas e patentes.
Vai por mim, sinta-se homenageado, velho Johnnie, jamais copiado.
Como um lorde inglês de US$ 3,5 bilhões sente-se inseguro diante de um pobre capiau de 200 garrafas de pingas mensais?
Deixa disso, stop, Mr. Johnnie, deixa o Jeca no caminho da roça, meu rapaz, ele também é filho de Deus.
Salve a Rainha, velho Johnnie, e segue o seu milionário percurso.
Você está me saindo, lorde Johnnie, qual a cúpula do McDonald´s.
Outro dia, no Recife, testemunhei o humilhante fim do McBode.
Por ação judicial dos gringos, o bar foi obrigado a trocar o nome.
Para ironizar a ridícula situação, o dono rebatizou “Deu Bode”.
Lá se come o melhor hambúrguer caprino do mundo.
Aqui em SP, o McFavela, em Heliópolis, também foi vítima.
Continua vendendo o clássico e turbinado MacLarica, mas agora se chama Minha Favela Lanches.
Quebra essa, velho Johnnie Walker, te peço em nome de tantas quedas já nos deste, em nome de tantas paraguaias manhãs de ressaca.
Deixa o Joãozinho mineiro andar em paz!
Escrito por Xico Sá às 13h36 da Folha de São Paulo

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