quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Santa Rita é notícia - Comitiva de Cornélio Procópio conhece modelo de parque tecnológico mineiro

Comitiva de Cornélio Procópio conhece modelo de parque tecnológico mineiro

A cidade de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, é conhecida como Vale da Eletrônica por abrigar centros educacionais e empresas do segmento, além de um parque tecnológico que serve como referência para outras cidades. No último domingo, dia 16 de outubro, 18 representantes de um comitê que discute empreendedorismo e inovação em Cornélio Procópio participaram de uma visita técnica à cidade mineira, com a intenção de conhecer o projeto inovador e utilizá-lo como modelo no Paraná.
O Parque Tecnológico de Cornélio Procópio foi lançado em agosto, para promover o desenvolvimento regional por meio da união de empresas, universidades, governo e sociedade civil. Segundo a consultora do Sebrae/PR, Simone Milan Shavarski, uma das integrantes do comitê, os parques tecnológicos são um instrumento bastante utilizado em países desenvolvidos para dinamizar a economia regional e nacional e que está começando a ser implantado em maior escala nos países em desenvolvimento.
“O papel principal de um parque tecnológico é criar um ambiente favorável à inovação tecnológica, fator indispensável para o crescimento de micro e pequenas empresas”, diz. Para Simone Shavarski, a realização da visita técnica é uma das ações promovidas pelo comitê em Cornélio Procópio, para estreitar o relacionamento com os profissionais que estão à frente do Parque Tecnológico em Santa Rita do Sapucaí. “Isso possibilita a formação de uma ‘indústria do conhecimento’ forte e competitiva no norte do Paraná.”
“Acreditamos que agregar tecnologia e inovação ao setor industrial, agrícola e de serviços é uma forma de fomentar o empreendedorismo, gerador de empregos e renda para os municípios da região”, acrescenta Simone Shavarski.

História

O Sebrae/PR é um dos integrantes do Comitê de Empreendedorismo e Inovação de Cornélio Procópio, que tem como objetivo disseminar a cultura do empreendedorismo e da inovação. A ação visa integrar as universidades, a comunidade e as empresas.
Nesse contexto, o Sebrae/PR, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR), a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR) e Associação Comercial e Empresarial de Cornélio Procópio (ACECP) conceberam a criação do Parque Tecnológico de Cornélio Procópio.
Parques tecnológicos são instituições híbridas que abrigam simultaneamente empresas inovadoras, direcionadas pela lógica de mercado; e instituições de ciência e tecnologia que possuem missões relacionadas à educação e produção de conhecimento científico.
“Os parques tecnológicos contribuem com o desenvolvimento regional à medida que apresentam para a comunidade novas tecnologias e realizam um intercâmbio de conhecimento entre o ambiente empresarial e acadêmico”, reforça Simone Shavarski, do Sebrae/PR.
José Geraldo de Souza, presidente da Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), comenta que o Parque Tecnológico de Santa Rita de Sapucaí tirou a cidade do anonimato em razão da promoção do desenvolvimento econômico, social, tecnológico e ambiental no Vale da Eletrônica. “Nosso Parque Tecnológico contaminou toda uma comunidade com o espírito do empreendedorismo e da inovação”, ressalta.
Ele destaca que a Santa Rita do Sapucaí possui referências históricas comuns a Cornélio Procópio e que por essa razão os municípios podem ser considerados “cidades-irmãs”. O objetivo é criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível econômico e cultural, por meio dos quais municípios ou vilas de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação.
“Nesse momento, aplaudimos a criação do Parque Tecnológico de Cornélio Procópio e apoiamos a criação e o desenvolvimento desse empreendimento”, afirma o presidente da Inatel.
(Fonte: http://www.pautas.incorporativa.com.br/a-mostra-release.php?id=4843)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...