segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Minas são muitas - Gouveia

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Gouveia

Igreja Matriz de Santo Antônio (Foto do Márcio)

Região: Central
Padroeiro: Santo Antônio
Festa do Padroeiro: 13 de Junho

Localização


História

Na época em que foram descobertos os veios auríferos do Tijuco, os habitantes de Diamantina, Conceição do Serro Frio, e outros localidades da mesma região, necessitavam em suas caminhadas, de um pouso ao meio do caminho. Existia então, de propriedade de Maria de Gouveia, de origem portuguesa, uma espécie de pensão, localizada num lugarejo que era denominado Arraial Velho, que certamente iniciou o seu povoamento por garimpeiros aventureiros que procuravam novas lavras, e por aqueles que simplesmente fixaram para plantação de lavouras.
Certo dia, por razões supersticiosas, Dona Maria de Gouveia, deliberou transferir para sua Fazenda, os moradores do Arraial Velho, usando de um artifício bastante engenhoso: à noite, quando o arraial dormia, mandava um de seus escravos "furtar" a imagem de Santo Antônio ali venerada, e a colocava sobre grande pedra que se salientava dentro de sua propriedade. No dia seguinte, por ordem sua, espalhavam a notícia de que o Santo fugira à noite. Assim fez sucessivamente, até que o povo acreditasse que Santo Antônio desejava mesmo transferir a sua residência. Conseguido o seu intento, foi então erigida, uma Capela em honra de Santo Antônio. O novo arraial que se formava, tomou o nome de Arraial de Santo Antônio de Gouveia, mesmo local em que se encontra a atual sede municipal.
Dona Maria de Gouveia, uma de seus primeiros habitantes, foi a responsável direta pelo desenvolvimento da povoação. Era dotada de aptidão comercial e de sutil habilidade política. Através de sua influência comercial e política, conseguiu para o Arraial grande progresso, o que atraiu maior número de famílias fazendo crescer a população e dando desenvolvimento ao Povoado, que mais tarde foi elevado à categoria de Vila.

Datas Históricas

1841- Criado o Distrito com a denominação de Santo Antônio de Gouveia.
1873 - Elevado à categoria de vila com a denominação de Gouveia e desmembrado de Diamantina.
1873 - É extinta a vila de Gouveia, sendo seu território anexado ao município de Diamantina, como simples distrito.
1953 - Elevado à categoria de município com a denominação de Gouveia e desmembrado de Diamantina.

O município

Gouveia é um município do estado de Minas Gerais. Sua população, em 2010, era de 11.681 habitantes. Ocupa uma área de 866,60 Km².
Conhecida nacionalmente por sua produção de alho, Gouveia colhe também arroz, feijão, cana, mandioca, milho e laranja. Possui um dos mais belos patrimônios naturais de Minas Gerais. Cachoeiras se encontram nas serras de Santo Antônio e do Chapéu do Sol e pelo córrego do rio Grande, onde existe uma lagoa com água morna.
A Igreja de Nossa Senhora das Dores data do século XVIII. Construída por escravos em cima de um grande bloco de granito, foi construída toda em pedra. Nela está a imagem de Nossa Senhora das Dores, que pertenceu a Chica da Silva. Fica no ponto mais alto dentro do perímetro urbano.
A Praça do Calvário, localizada ao lado da Igreja de Nossa Senhora das Dores, tem como marco as estátuas do crucifixo com Cristo crucificado, ladeado por São João Evangelista e Nossa Senhora das Dores.
A Vila de São Roberto, bairro onde está localizada a Fábrica São Roberto fundada em 1888, lembra as antigas vilas operárias europeias.
O lugarejo de Barão de Guaicuy é um ótimo lugar para quem procura sossego. Fica distante 14 km do centro de Gouveia. O prédio da Estação Ferroviária de Barão de Guaicuy, inaugurado na década de 1920, é tombado pelo Patrimônio Municipal.
(Fontes: IBGE, http://www.portalgouveia.com.br/, http://www.ferias.tur.br, http://www.asminasgerais.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...