terça-feira, 25 de outubro de 2011

Minas são muitas - Entre Folhas

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Entre Folhas

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário ( Foto do Márcio)

Região: Vale do Rio Doce
Padroeira: Nossa Senhora do Rosário.
Festa da Padroeira: 7 de Outubro

Localização


História

A despeito do desmembramento recente do município, o distrito de Entre Folhas é bastante antigo, datando a sua criação do século passado.
Por volta do período Imperial, ficava na rota do caminho para a Barra do Cuieté, para onde eram levados os criminosos condenados, e servia de pouso para os viajantes, mormente para a milícia imperial, que construíra uma de suas bases (quartel) na região. Esta base deu origem a uma localidade hoje denominada de Quartel do Sacramento, no município de Bom Jesus do Galho.
Conta-se que a denominação Entre Folhas se deveu ao fato de ser o ribeirão que banhava o local de pouso dos viajantes coberto de folhas, fato somente percebido no instante em que sentiam necessidade de encontrar água para suas montarias e para suas necessidades básicas.
Atribui-se a Porfírio Teixeira Maciel, o título de fundador do povoado, talvez por ter sido um dos primeiros a fixar residência naquelas paragens.
A partir de então o povoado de Entre Folhas começou a se desenvolver, obtendo sua plenitude em fins do século XIX e início do século XX, com a transferência para a região de famílias importantes vindos da Zona da Mata, especialmente do Tocantins e das proximidades de Juiz de Fora.
O povoado foi durante muito tempo polo de importância para a região, vindo a perder sua influência pela escolha de Caratinga como estação terminal da Estrada de Ferro Leopoldina, que tinha por objetivo dar vazão à produção agrícola da região. Com o declínio, o povoado veio a se transformar em Distrito do município de Caratinga, criado no final do século.

Datas Históricas

1890 – Criado o Distrito criado com a denominação de Entre Folhas, subordinado ao município de Manhuaçu.
1911 - Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Entre Folhas, figura no município de Caratinga.
1948 – O distrito passou a grafar Entre-Folhas e é reconduzido a categoria de sub-distrito de Caratinga.
1953 - É recriado o distrito com a grafia de Entre Folhas e anexado ao município de Caratinga.
1992 - Elevado á categoria de município com a denominação de Entre Folhas e desmembrado de Caratinga.

O município

Entre Folhas é um município do estado de Minas Gerais. Sua população, em 2010, era de 5.175 habitantes. Ocupa uma área de 85,20 Km².
A principal atividade econômica desenvolvida no município é a agropecuária, sobretudo o cultivo do café e hortifrutigranjeiras.
As marcas históricas de Entre Folhas permanecem estampadas nos casarões centenários espalhados por toda a cidade. O sino de bronze doado por Dom Pedro II, trazendo o selo da casa de Bragança, é ostentado com orgulho pela Igreja da Matriz Nossa Senhora do Rosário e admirado pelos visitantes.
(Fonte: IBGE)

Blog: Faltam 791 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...