segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Minas são muitas - Caratinga

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Caratinga

Igreja Matriz de São João Batista (Foto do Márcio)

Região: Vale do Rio Doce
Padroeiro: São João Batista
Festa do Padroeiro: 24 de Junho

Localização


História

Os elementos sobre as origens do povoamento da região em que está situado o município de Caratinga, mencionam o nome de Domingos Fernandes Lana, natural de Araponga, município de Viçosa, como o primeiro a penetrar na mata imensa que então se estendia, desconhecida e misteriosa, por aquelas paragens. Viera ele provavelmente acompanhado de amigos, serviçais ou escravos e até mesmo de silvícolas catequizados, à procura de poaia - ipecacuanha, planta cuja raiz é utilizada para fazer chás e remédios. A planta era abundante na região e possuía grande valor comercial e que por ali abundava. Tendo vindo em princípios de 1841, permaneceu com seus companheiros na faina lucrativa da extração da preciosa raiz até meados de 1847, tomando depois destino ignorado.
Com a retirada dos “poaieiros”, assim chamados aqueles desbravadores, espalhou-se a notícia das grandes riquezas da região e das facilidades de suas conquistas, apontando-se para isto, entre outras vantagens, a de serem habitadas por bugres de índole mansa, que não ofereciam dificuldades à catequese.
Entre os sabedores desses fatos, João Caetano do Nascimento, João Antônio e Oliveira e José da Silva foram os primeiros a se deixarem atrair pelas notícias das grandes riquezas existentes e para lá se dirigiram entre os anos de 1847 e 1848, supondo-se tenham vindo de Mariana, Ponte Nova, Viçosa ou talvez de lugares mais longínquos. Trouxeram bagagem, animais de custeio, família e serviçais, com o intuito de se estabelecerem no meio. Não o fizeram, porém, desde logo, deixando mulheres e filhos menores abrigados em habitações provisórias, com o fim de percorrerem extensões mais vastas do território, à procura de local que melhores condições oferecessem a uma fixação definitiva.
Continuaram assim pela mata dentro, ao longo do rio Caratinga. Ganharam os cursos dos rios Manhuaçu, João Pinto e Cuieté, até chegar ao Rio Doce. Estranharam o clima do rio Cuieté, cujas condições desfavoráveis não puderam suportar e eis que lhes chegam notícias de que as melhores regiões da mata encontravam-se às margens dos rios Preto e Jacutinga. Somente João Caetano tratou de voltar logo à região indicada, enquanto os dois outros tomavam direções diversas. João Antônio de Oliveira seguiu para os lados do Gavião ou Santana do Tabuleiro, encaminhando-se depois para Santa Helena do Manhuaçu, hoje Caputira, São Pedro da Cabeluda, Sacramento, Matipó e Abre Campo. De João José da Silva, a respeito do qual nada de positivo adiantaram os informes obtidos, tenha se orientando para as bandas da Sapucaia, São Silvestre, Ribeirão do Boi (Entre Folhas) e Quartel do Sacramento, para ganhar novamente a povoação do Cuieté.
Em sua viagem de regresso tratou João Caetano do Nascimento de atingir as nascentes dos rios Laje e Preto, fixando-se de vez em um dos contrafortes da serra que mais tarde ficou chamada Serra da Jacutinga. Deu início então à derrubada das matas e preparou terras para a cultura de cereais, legitimou, destarte, como posseiro o seu direito sobre imensas sesmarias, não esquecendo parentes e amigos que mandou chamar a virem participar com ele na exploração das novas terras.
Surgiu assim a povoação, cujo rápido desenvolvimento valeu-lhe a criação do Conselho Distrital em junho de 1848.

Origem do nome

A denominação do município Caratinga, de origem indígena, (cará=cará / tinga = branco) é uma referência à abundância desse tubérculo comestível na região desde a época em que ela era ocupada pelos índios aimorés.

Datas Históricas

1873 – Criado o Distrito criado com a denominação de São João do Caratinga, subordinado ao município de Manhuaçu.
1890 - Elevado á categoria de vila com a denominação de Caratinga e desmembrado de Manhuaçu.
1892 - Elevado à condição de cidade com a denominação de Caratinga.

O município

Caratinga é um município do estado de Minas Gerais. Ocupa uma área de 1 258,77 km². Em 2010, sua população era de 85.239 habitantes.
Em 1930, a cidade começou a sentir o progresso com a instalação da estrada de ferro Leopoldina e nos anos 50 foi implantado o escritório do Instituto Brasileiro do Café, que consistiu em um ponto de partida para que a cidade se tornasse polo da cafeicultura. Em Caratinga, o café tem forte sabor e consistência, cultivado em áreas montanhosas, portanto é classificado como "café das montanhas".
Conta com diversos atrativos naturais, históricos ou culturais, como a Pedra Itaúna, importante para a prática de esportes radicais, e a Praça Cesário Alvim e seu coreto, feito em 1980, planejado por Oscar Niemeyer.
A cidade tem vários atrativos naturais, como cachoeiras e partes da Mata Atlântica ainda em seu estado natural, onde é encontrado o muriqui também é conhecido por mono-carvoeiro.
(Fontes: IBGE, http://www.caratinga.mg.gov.br/, http://www.caratinga.com.br/)

Blog: Estou tentando postar as 853 cidades mineiras. Faltam 792. Se você tiver foto de alguma igreja matriz de cidades ainda não postadas, ficarei grata se enviá-la para o e-mail do blog ninitelles@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...