quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Minas são muitas - Aiuruoca

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Aiuruoca

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Região: Sul
Padroeira: Nossa Senhora da Conceição
Festa da Padroeira: 8 de Dezembro

Localização


História

A primeira vez que se teve noticia das terras de Aiuruoca, Aiuruoca de origem tupi, na sua melhor divisão histórica A – Juru – oka que se traduz Ajuru = Papagaio + Oka = Casa de Papagaio, foi em 1692, tendo como seu descobridor o Padre João de Faria Fialho, Capelão dos Bandeirantes.
Porém sua fundação oficial ocorreu quando João Siqueira Afonso, de Taubaté, transpôs a Serra da Mantiqueira e entrou no território mineiro. Descobriu, em 1702, as minas do Sumidouro, em 1704 as de Guarapiranga (atual Piranga); impulsionado pela sua ambição, seguiu pelo Rio Grande até a serra dos Papagaios, pouco adiante, fundando arraial de Aiuruoca, junto às minas do mesmo nome, por volta do ano de 1706.
Como não podia deixar de acontecer, as notícias de ouro atraíram para a região inúmeros exploradores, paulistas e portugueses. Por volta de 1744 por ali passou também o paulista Simão da Cunha Gago que fez erigir uma capela dedicada a Nossa Senhora. Simão da Cunha Gago juntamente com vários aiuruocanos fazendo-se acompanhar, em sua comitiva, do Padre Felipe Teixeira Pinto levando consigo a Imagem da Conceição, desceram a serra desbravando matas, atravessando campos e rios chegaram a um promontório, na margem esquerda do rio Paraíba, onde fincaram bandeira e fundaram a cidade de Rezende.
A agricultura da região já interessara, desde 1717, à coroa portuguesa, que, para incentiva-la, passara a Dom Brás Baltazar da Silveira uma carta de sesmaria, sobre terras da região. A progressiva escassez do ouro veio torna-la uma necessidade à vida econômica da região. Alguns dos garimpeiros e faiscadores abandonaram a região, ao passo que outros ali se fixaram, então definitivamente, dedicados quer à agricultura, quer à criação do gado.

Datas Históricas

1724 – Criado o Distrito com a denominação de Aiuruoca.
18434 - Elevado à categoria de vila com a denominação de Aiuruoca, desmembrado do município de Baependi.
1868 - Elevada à condição de cidade com a denominação de Aiuruoca.

O município

Aiuruoca é um município do estado de Minas Gerais. Sua população era de 6.162 habitantes, em 2010. Ocupa uma área de 649,68 km².
Tendo como pano de fundo a serra dos Papagaios, onde se encontra a Estação Ecológica Serra dos Papagaios, é um município privilegiado pela beleza natural e sua história.
Aiuruoca integra o circuito turístico das Montanhas Mágicas da Mantiqueira. O Pico do Papagaio é uma formação rochosa que se eleva aos 2.100 metros de altitude e de formas delicadas, é o cartão postal da cidade, assim como a cachoeira dos Garcias. Um dos atrativos mais procurados e visitados do município, essa queda d’água de beleza peculiar possui 25 metros de altura e termina em uma grande piscina natural de águas cristalinas.
Aiuruoca é a porta de entrada para o Vale do Matutu, reserva natural de 30 km² que concentra boa parte das belezas naturais da região.
Na cultura aiuruocana, destaca-se a Semana Santa. Celebrada desde 1717, sendo reconhecida como uma das mais tradicionais do Estado de Minas Gerais. Na Semana Santa de Aiuroca, pode-se observar os antigos ritos da Igreja Católica, as procissões, os cortejos, a missas em latim e ouvir Música Barroca Mineira através da centenária Orquestra e Coral de Aiuruoca.
Desde a década de 30 que o Carnaval de Aiuruoca é comemorado na semana anterior àquela na qual se comemora o carnaval em todo o resto do país.
Na época, o Monsenhor Nagel (padre responsável pela comunidade cristã local) que era o pároco de Aiuruoca, condenou a comemoração do carnaval na cidade devido aos "retiros espirituais" (reuniões de cristãos na igreja para orações e preces) que eram realizados nesses dias. Diante de tal proibição e tendo em vista que os padres daquela época, em especial o Monsenhor Nagel, eram muito respeitados, além de ter seus pedidos acatados como ordens, os cidadãos aiuruocanos não tiveram outra alternativa senão parar com as comemorações do carnaval. Por outro lado, algumas pessoas cogitaram a hipótese de se comemorar o carnaval na semana anterior. A idéia foi aceita pela maioria e, a partir daí, iniciou-se a comemoração do Carnaval Antecipado de Aiuruoca, que hoje, é conhecido internacionalmente.
(Fontes: IBGE, ALMG, http://viajeaqui.abril.com.br, http://www.aiuruocaminas.com.br/, http://www.aiuruoca.mg.gov.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...