terça-feira, 6 de setembro de 2011

Cinema em casa - Balzac e a Costureirinha Chinesa

Balzac e a Costureirinha Chinesa

Título original: (Balzac et la Petite Tailleuse Chinoise)
País/ano: (China, França)/2002
Direção: Dai Sijie
Elenco: Zhou Xun, Chen Kun, Liu Ye, Wang Shuangbao.
Duração: 116 min
Gênero: Drama

O filme "Balzac e a Costureirinha Chinesa" retrata a época da Revolução Cultural na China empreendida pelo presidente Mao Tsé-Tung, no fim do ano de 1968.
Diante da fome desencadeada pelo fracasso da campanha O Grande Salto para Frente, a equipe de governo maoísta decide culpar o capitalismo pelo caos chinês. As artes, a cultura, os intelectuais e, principalmente, suas influências são taxados como inimigos do povo chinês. Lançam então a Revolução Cultural para promover a reeducação socialista. Fecham todas as universidades do país e enviam os jovens estudantes para o campo onde estes deveriam aprender com os camponeses, através de muito trabalho forçado, qual deveria ser o caminho para a construção de uma nação forte.
É o que acontece com os jovens Luo (Chen Kun) e Ma (Liu Ye) que são enviados para uma vila no Tibet. Além de estudantes, eles são filhos de médicos e dentistas, burgueses inimigos do regime.
Os dois trabalham na lavoura e lutam contra a falta de preparo físico. O único alívio são as músicas tocadas por Ma em seu violino, mantido por causa da alegação de que Mozart compunha para o Presidente Mao.
A chegada de um alfaiate do vilarejo próximo, acompanhado de sua linda neta (Zhou Xun), altera definitivamente a rotina dos jovens. É através dela que descobrem que outro prisioneiro (Wang Hongwei), em reeducação na aldeia vizinha, esconde em seu quarto um baú cheio de livros proibidos. Eles conseguem roubá-lo e a amizade dos três se fortalece com as secretas sessões de leitura. Fascinada pelas histórias de Balzac, Alexandre Dumas, Dostoievski, Zola, Flaubert e outros clássicos, a jovem Costureirinha vive sua libertação pessoal e de pensamento.
"Balzac e a Costureirinha Chinesa" é uma crítica e uma advertência contra regimes totalitários que restringem a liberdade de expressão e mostra como a literatura pode ser fonte de libertação e promotora de mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...