terça-feira, 7 de junho de 2011

Minas são muitas - São Vicente de Minas

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

São Vicente de Minas

Igreja Matriz de São Vicente Ferrer

Região: Sul
Padroeiro: São Vicente Ferrer
Festa do Padroeiro: 2 de Maio

Localização

História

A origem de São Vicente de Minas remonta ao final do século XVIII, por volta de 1797, estando associada aos caminhos ligados à mineração e às trilhas percorridas por bandeirantes oriundos de Taubaté (SP) que passaram pela localidade deixando suas marcas. Como boa parte das reservas auríferas se encontravam nas vertentes do Rio Grande (onde estão Tiradentes e São João Del Rei) ou na região de Vila Rica, regiões que eram alcançadas por três caminhos a partir da Capitania de São Paulo. E um destes caminhos passava justamente nesta área, no vale do Rio Airuoca, ao longo do qual se instalaram grandes fazendas, como as de Espraiado, Bicas, Sesmaria, Pitangueiras e Pinheiros. E foi na proximidade dessas mesmas fazendas que veio a se instalar o povoado que originou a atual cidade de São Vicente de Minas.
O nome São Vicente de Minas deve-se particularmente à devoção a uma imagem encontrada por um empregado do grande fazendeiro e alferes Francisco José de Andrade Mello, dono da fazenda Sesmaria (também denominada de Fazenda Nova ou Carapuça). Esta imagem, mais tarde identificada como de São Vicente Ferrer, foi achada à beira de uma nascente próxima a uma trilha ou pouso de tropeiros. Assim, o grande fazendeiro, por ser muito religioso, mandou construir primeiramente, em 1797, uma ermida e um pouco mais tarde, entre 1797 e 1799, em substituição a ela, uma capela em homenagem ao santo. Esta capela se tornou o centro da localidade e deu origem ao primeiro núcleo que gerou o arraial de São Vicente Ferrer, exatamente onde passava o citado caminho de ligação de São Paulo as Minas.
Em 1799, o povoado recebeu o nome de São Vicente Ferrer. A elevação à freguesia e a distrito do Turvo (Andrelândia), retirando-se da influência de Airuoca, também se deu em 1856. Com isso São Vicente passa a ser distrito do novo município do Turvo. Já em 1938, a denominação foi alterada para Francisco Sales, elevando-o à categoria de município. Ao ser transformado em município Francisco Sales foi, portanto, desmembrado do município do Turvo (Andrelândia).
Em 1953, o município passou a chamar-se São Vicente de Minas.

Datas Históricas

1799 – O povoado recebe o nome de São Vicente Ferrer.
1856 – É elevado à categoria de freguesia e fica subordinado a Turvo, atual Andrelândia
1938 - O distrito de São Vicente Ferrer é elevado à condição de Município, que se desmembra do Município do Turvo (Andrelândia), com a denominação de Francisco Sales.
1953 - O município de Francisco Sales passou a denominar-se São Vicente de Minas.

O município

O município de São Vicente de Minas está localizado na região Sul do estado de Minas Gerais. De acordo com o Censo de 2010, a população era de 7.008 habitantes e sua área é de 392,65 km².
Tendo sua força econômica baseada na criação de gado leiteiro de raça holandesa, o município se destaca como grande produtor de queijos finos.
As cidades de Minduri, São Vicente de Minas e Cruzília formam o triângulo do queijo fino no Brasil. Tudo começou na década 1920, com a chegada de 20 queijeiros dinamarqueses à região. Os mestres dessa arte ensinaram o ofício aos moradores e estes aos seus filhos.
A produção dos queijos é a principal atividade no município. Em São Vicente de Minas é possível encontrar desde o frescal (uma das variedades do tradicional queijo de Minas) até os sofisticados europeus dos tipos brie, gorgonzola, camembert e cheddar. O queijo fino do Sul de Minas é cada vez mais conhecido.
Quando, em 1981, o Papa João Paulo II esteve no Brasil ele experimentou o queijo proveniente do município em seu café da manhã e o aprovou. O Vaticano enviou um comunicado ao município, o que prova a qualidade dos queijos finos e artesanais lá produzidos.
(Fontes: http://camarasvm.hd1.com.br, http://ecoviagem.uol.com.br/, http://www.saovicentedeminas.com, IBGE, ALMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...