quarta-feira, 22 de junho de 2011

Minas são muitas - Miradouro

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Miradouro

Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia (Foto do Miguel)

Região: Zona da Mata
Padroeira: Santa Rita de Cássia
Festa da Padroeira: 22 de Maio

Localização


História

Região primitivamente habitada pelos índios Puris, por volta dos séculos XVIII e XIX, a região foi sendo desbravada com vistas à sua demarcação e povoamento.
Através do Brigadeiro Bacelar, enviado do Governo Provincial, que surge a história desse município. O primitivo nome, não só da região como do próprio município, foi Glória. Quanto à escolha do topônimo, registra a tradição que teria ele surgido da exclamação do brigadeiro Barcelar que, em viagem oficial, ao atingir as margens do rio Guarus, extasiado pela amplidão dos horizontes e riquezas da vegetação, só teria manifestado: - “Isto aqui é uma verdadeira glória”. Sem precisar a data em que tal episódio teria ocorrido, pode-se apenas informar que até então o rio chamava-se Guarus, denominação dos índios semicatequizados que habitavam a região.
Já no início do Século XIX, começa a povoação com o surgimento de fazendas de criação de gado e plantação de café, instaladas por famílias vindas da região das minas.
Assim como ocorreu na maioria dos municípios brasileiros, as primeiras povoações ocorreram em torno de capelas. Em Miradouro, a doação de terras para a construção de uma capela em homenagem a Santa Rita de Cássia, fez com que surgisse o povoado com o nome da santa.
Esse povoado pertenceu ao Município do Pomba até 1839, depois passando a integrar o município de São João Batista do Presídio, hoje Visconde do Rio Branco, até 1855, quando passou a pertencer ao recém-criado Município de São Paulo do Muriaé.
Em 1891, o povoado de Santa Rita do Glória deixou de fazer parte do Distrito de Nossa Senhora da Glória (hoje Itamuri), sendo elevado à condição de Distrito.
Em 1938, o povoado foi elevado à categoria de cidade com o nome de Glória, lembrando o nome do rio Glória. O nome foi mudado para Miradouro em 1943, em razão da existência de uma elevação de onde se tem esplêndida vista.

Datas Históricas

1882 – Criado o distrito com a denominação de Santa Rita do Glória, subordinado ao município de São Paulo do Muriaé.
1938 - Elevado à categoria de município com a denominação de Glória, desmembrado de Muriaé.
1943 – O município de Glória tomou a denominação de Miradouro.

O município

Miradouro é um município do Estado de Minas Gerais. Sua população em 2010 era de 10.251 habitantes e uma área de 301,67 km².
O município produz café e milho em destaque, mas também feijão, arroz e cana, além de gado leiteiro, cuja produção é comercializada pela indústria de laticínio local.
(Fontes: IBGE, ALMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...