quarta-feira, 15 de junho de 2011

Minas são muitas - Liberdade

“Minas são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.” (Guimarães Rosa)

Liberdade

Santuário do Senhor do Bom Jesus do Livramento (Foto do Magno)

Região: Sul
Padroeiro: Senhor Bom Jesus do Livramento
Festa do Padroeiro: 14 de setembro

Localização


História

Ignora-se quando se deram as primeiras penetrações na região em que se localiza o atual município. Calcula-se, entretanto, que o arraial tenha nascido no século XVIII, na época da mineração, possivelmente um dos fatores determinantes da ocupação do território. Outros julgam o acontecimento anterior a 1960, uma vez que a capelinha onde é hoje a Matriz do “Senhor Bom Jesus do Livramento” foi construída antes daquela data, conforme publicações do pároco local.
A Igreja Matriz da cidade, construída em 1775, abriga a imagem do padroeiro Bom Jesus, notável pela altura de 1,90 m e pelas formas esculpidas em cedro inteiriço.
A origem da imagem encontra registro apenas em uma lenda contada pelos habitantes do lugar. Segundo a lenda, apareceu no povoado, um velho peregrino disposto a fazer uma imagem de Bom Jesus, satisfazendo o desejo dos moradores. Esse peregrino solicitou apenas uma ferramenta e um compartimento fechado, onde pudesse trabalhar sozinho. Depois de algum tempo, sem qualquer indício da presença do velho, os moradores do povoado resolveram arrombar a porta e depararam com a imagem e nenhum sinal do artista. O acontecimento foi considerado um milagre por todos
Atualmente, no mês de setembro, é comemorado o jubileu do Senhor Bom Jesus do Livramento, quando é grande a presença de romeiros envolvidos com as festividades e cerimônias.
Livramento, antigo nome da cidade, foi elevada à freguesia em 1855. Foi no ano de 1923 que a denominação foi mudada para Liberdade, nome mantido pelo município criado em 1938.
Quanto ao topônimo, de acordo com as pessoas mais idosas, sabe-se apenas que até 1923 o distrito se chamava Livramento, talvez pelo fato de várias pessoas se esconderem no local, evitando, assim, os perigos da guerra, sendo o topônimo Liberdade proveniente de Livramento.

Datas Históricas

1855 – Criado o distrito com a denominação de Bom Jesus do Livramento, subordinado ao município de Aiuruoca.
1911 - O distrito de Bom Jesus do Livramento tomou o nome de Liberdade.
1920 – O distrito sede denomina Livramento e permanece no município de Aiuruoca.
1923 – O distrito de Livramento tomou a denominação de Liberdade.
1938 - Elevado à categoria de município com a denominação de Liberdade, desmembrado de Aiuruoca.

O município

Liberdade é um município do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2010 era de 5.346 habitantes e possui uma área de 401,33 km².
A cidade de Liberdade é cortada pelo Rio Grande e está localizada no alto da serra da Mantiqueira.
Tem a economia baseada na agricultura, pecuária, indústria e comércio.
Sua principal festa é O Jubileu do Senhor do Bom Jesus que tem participação de romeiros vindos de todas as partes dos Pais.
A imagem do Senhor Bom Jesus do Livramento é uma escultura, em tamanho natural, de Cristo flagelado, em pé, talvez no momento em que era apresentado por Pilatos: _ “Ecce Homo!”
A escultura é toda de cedro inteiriço numa perfeição anatômica e expressão dramática de beleza incomum. A imagem mede, em seu conjunto, 1,90m; apoia-se unicamente no pé esquerdo e na ponta do pé direito, parecendo caminhar a custo. Tem os braços estendidos para frente, unidos nos pulsos, entregando aos laços das cordas. As mãos pendem doloridas e suaves. Tudo na imagem é suave e tranquilo, exprimindo um dor pungente, porém íntima e discreta. Os músculos se descontraem com extremo sacrifício, erguendo-se para apresentar um rosto de expressões exaustas, cheio de amargura e bondade. O dorso é um tanto encurvado, como sustentando um peso excessivo, comprimindo-se o ventre numa respiração custosa. A Imagem não possui cabelos, para possibilitar a oferta de cabeleiras em cumprimento de promessas. Todo o abundante sangue que corre das chagas é recoberto por milhares rubis, apresentando detalhes de extrema delicadeza e imaginação, por exemplo, algumas gotas nos cantos das unhas e debaixo do calcanhar! É de se notar que, além da pequena toalha esculpida na cintura, nada mais encobre ou completa o talhe do corpo, admirável em cada pormenor da cabeça aos pés. A obra foi executada por volta de 1720 e, segundo tradição, em apenas três dias.
A imagem original do Senhor Bom Jesus do Livramento fica no santuário (Rua Doutor Antônio Lage, 86) e é considerada uma das mais belas obras de arte sacra de todo o sul de Minas.
Todo o presbitério da matriz é recoberto com nove quadros, cada qual com 2,5 x 2,00 m apresentando cenas da paixão de Cristo, num total de 72m², obras estas executas por José da Natividade, provavelmente entre 1770 a 1780.
Uma curiosidade fundamental destes quadros é que todos, ou quase todos, os gestos da ação contra Cristo são executados com a mão esquerda. Como exemplo, o escravo que lava as mãos de Pilatos segura a vasilha com a mão esquerda. O soldado que açoita Cristo ou que prega os cravos, todos com a mão esquerda e por assim a diante, mas no centro, o quadro principal tem Cristo ressuscitado com a mão direita à frente.
(Fontes: http://www.consolata.org, http://www.citybrazil.com.br, http://porteirasdeminas.blogspot.com, http://brantonio.wordpress.com, IBGE, ALMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...