segunda-feira, 23 de maio de 2011

Serviço - Programa Cata-Pilhas já atinge 11 cidades do sul de Minas

Programa Cata-Pilhas já atinge 11 cidades do sul de Minas

O programa dos Correios fechou o ano de 2010 com a arrecadação de cerca de 4,5 toneladas de material coletado somente nos municípios de Andradas, Borda da Mata, Cambuí, Extrema, Itajubá, Jacutinga, Monte Sião, Ouro Fino, Poços de Caldas, Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre (agências localizadas nas Ruas Bom Jesus e Silviano Brandão). Em todo Estado foram recebidas 16 toneladas de material.
As pilhas e baterias, recolhidas nos mais de 250 coletores espalhados por 163 municípios em Minas Gerais, foram destinadas a reciclagem, processo que é realizado por empresa especializada, localizada no estado de São Paulo.
Desde 2008, ano de lançamento do programa, mais de 22 toneladas de pilhas e baterias já foram coletadas. A reciclagem desse material consiste na obtenção de sais e óxidos metálicos, que são utilizados na indústria de refratários, vidros, tintas, cerâmicas e químicas em geral, reduzindo os impactos ao meio ambiente.

Impactos causados
Pilhas e baterias são classificadas como resíduos perigosos, já que muitos dos materiais presentes em sua composição (metais pesados altamente tóxicos e não-biodegradáveis, como chumbo, cádmio e mercúrio) podem ser liberados caso sejam incineradas ou descartadas inadequadamente em lixo domiciliar, causando danos à saúde e ao meio ambiente, contaminando solo, cursos d'água e lençol freático, atingindo a flora e a fauna das regiões circunvizinhas ao local de descarte. Pela cadeia alimentar, essas substâncias chegam, de forma acumulada, aos seres humanos.
Os metais pesados contidos nas pilhas e baterias, quando absorvidos, são de difícil eliminação pelo organismo, podendo causar diversos efeitos nocivos ao ser humano, tais como: alergias de pele e respiratórias; náuseas e vômitos; diarreias; diminuição do apetite e do peso; dores de estômago e gosto metálico na boca; instabilidade, com distúrbio do sono; inibição das células de defesa do organismo e bronquite. Pode inclusive causar danos ao sistema nervoso, edemas pulmonares, osteoporose e alguns tipos de câncer.

Serviço
Para conhecer quais unidades integram o Cata-Pilhas, basta entrar em contato com a Central de Atendimento dos Correios, pelos telefones 3003 0100 (Capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (Demais localidades).
(Fonte: http://www.mgsulnews.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...