quarta-feira, 18 de maio de 2011

Serviço - Assembleia lança concurso de redação a estudantes da rede pública de ensino

Assembleia lança concurso de redação a estudantes da rede pública de ensino

O ciclo do ouro, período fundamental da história de Minas Gerais, estará na cabeça de milhares de estudantes de instituições públicas pelo estado afora nos próximos meses. Aliado ao resgate do passado, o incentivo à pesquisa, leitura e escrita está no seio do concurso de redação “Eu, minha cidade e os 300 anos do ciclo do ouro em Minas”, lançado ontem pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEE). A solenidade reuniu cerca de dois mil alunos, de escolas de diversas cidades de Minas, na sede do Poder Legislativo estadual, no Bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul da capital.
O concurso é aberto a alunos de escolas municipais, estaduais e federais que estejam nos últimos anos do ensino fundamental (6ª a 9ª série) e do médio. O tema das redações terá de aliar o registro do ciclo do ouro, cujas primeiras lavras foram abertas no final do século 17 e o auge se deu ao longo do século 18, com a realidade atual da cidade do participante. Cada aluno poderá se inscrever com uma redação, que será produzida em sala de aula, com o acompanhamento do professor.
“Temos a oportunidade de incentivar os jovens a lerem, a buscarem a história do ciclo do ouro. Essa é nossa maior riqueza, resgatar nosso passado, cultivá-lo, exercitá-lo plenamente”, declarou o presidente da ALMG, Dinis Pinheiro (PSDB), que ressaltou que o concurso fortalece valores fundamentais. Ele exaltou também o estreitamento da relação entre os jovens, a comunidade escolar e a Assembleia.
Serão premiadas duas redações, uma de cada nível escolar, das 47 superintendências regionais de ensino do estado. Os alunos vencedores receberão um notebook. Os estudantes laureados, os professores que os acompanharam na feitura dos trabalhos e os diretores das escolas contempladas ganharão um passeio turístico a Ouro Preto. A cidade, além de Mariana e Sabará, completa três séculos de existência em 2011. São consideradas localidades de importância ímpar quando o assunto é a época em que o ouro iluminava os caminhos de Minas.
“A ideia fundamental do concurso é a construção da cidadania. Eles farão uma análise da mineiridade à luz da história e com projeções para o futuro, isso a partir de uma visão contemporânea”, salientou a secretária estadual de Educação, Ana Lúcia Gazzola. A secretária frisou que os participantes assimilarão conhecimentos diversos, como a importância do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico. “Uma sociedade que não valoriza sua memória está fadada a repetir seus episódios mais tristes”, acrescenta a secretária.
Os alunos que quiserem se dar bem no concurso terão de ficar atentos à originalidade do texto, à organização das ideias e à correção gramatical, principais critérios de avaliação..
As escolas deverão enviar as redações às superintendências regionais de ensino até 8 de julho. A seleção será feita até 10 de agosto. Os textos que mais se destacarem serão divulgados em 1º de setembro e a cerimônia de premiação ocorrerá em outubro.
Informações detalhadas sobre o concurso “Eu, minha cidade e os 300 anos do ciclo do ouro em Minas” podem ser encontradas no site da Assembleia Legislativa: www.almg.gov.br.
(fonte: Thobias Almeida – Estado de Minas em 18/05/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...