quinta-feira, 7 de abril de 2011

Temperos e cheiros - Aprenda a turbinar temperos e ingredientes básicos da cozinha

Aprenda a turbinar temperos e ingredientes básicos da cozinha

Fáceis e rápidas de fazer, infusões de ervas, pimentas e companhia perfumam e personalizam ingredientes básicos da cozinha como azeite, vinagre e manteiga. O ideal é usar as misturas na finalização das receitas.

MANTEIGA

Para temperar, prefira a manteiga sem sal. O ingrediente aceita muitas combinações, até mel. Nesse caso, a proporção seria uma colher de sopa para cada barra de 200 g. Para misturar temperos na manteiga, deixe-a em temperatura ambiente e use colheres de madeira ou bambu. Depois de misturada, enrole-a em filme plástico e deixe no congelador. Na hora de usar, é só cortar as rodelas e colocar sobre os pratos quentes.
Manteiga temperada
Ingredientes : 1 tablete de manteiga (200 g) * 6 dentes de alho * suco de meio limão * 1 maço de salsa * 1 maço de ciboulette * 1 colher (sopa) de conhaque * sal * pimenta-do-reino
Modo de fazer: Pique o alho, a salsa e a ciboulette e misture com o conhaque, o suco de limão, a pimenta-do-reino e o sal. Acrescente a manteiga amolecida e misture bem. Enrole no filme plástico e guarde no congelador. Use para finalizar carnes e frutos do mar depois de grelhados e em massas e risotos.

AZEITE

Azeite de oliva e óleos potencializam o sabor das ervas. Por outro lado, é preciso ter cuidado com as pimentas. Para quem gosta de picância acentuada, a combinação é ótima. Já para quem prefere só o aroma, a mistura não é a melhor opção. Outro cuidado necessário é lavar e secar as ervas antes de fazer a infusão, para evitar que a água entre em contato com o óleo.
Azeite com café
Ingredientes: 100 ml de óleo de milho * 50 ml de azeite extravirgem * 50 gramas de pó de café
Modo de fazer: Coloque o azeite, o óleo e o pó de café em uma panela e aqueça por 30 minutos em fogo baixo, sem deixar ferver. Deixe descansar por um dia em temperatura ambiente. Coe em um coador de pano e reserve.

VINAGRE

Para o vinagre, o ideal é escolher ervas fortes, caso contrário a acidez pode anular o sabor do tempero. Use pimentas e grãos (inteiros, não em pó), como semente de coentro e cominho. É preciso lavar e secar os ingredientes antes de colocar no vinagre. O vidro deve ser fervido antes de receber a mistura, que vai descansar por ao menos uma semana antes de ser usada.
Vinagre com ervas
Ingredientes: 1 litro de vinagre * 2 dentes de alho * 1 maço de alecrim * grãos de coentro * 1 pimenta dedo-de-moça
Modo de fazer: Misturar os ingredientes dentro de um vidro higienizado e deixar curtindo por pelo menos uma semana para ganhar sabor. Procure um vinagre de boa qualidade, como os italianos ou espanhóis.
(Fonte: Jeanine Lemos – Folha de São Paulo em 07/04/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...