quinta-feira, 17 de março de 2011

Santa Rita é notícia - Governo de Minas estimula a retenção de capital intelectual

Governo de Minas estimula a retenção de capital intelectual

Investimento de multinacionais e do Governo de Minas em centros de pesquisa promete fortalecer o capital intelectual mineiro

A partir de 2011, Minas Gerais vai ganhar quatro centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Nesses centros de pesquisas as empresas desenvolvem tecnologia de ponta, inovação para seus produtos. A implantação desses centros permitirá que os pesquisadores do Estado, interessados em inovação, tenham mais oportunidades de trabalho em Minas e não tenham que buscar somente no exterior suas realizações profissionais. Para estruturar esses centros foi necessário estabelecer parcerias entre governo do Estado, Fapemig (Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais) e as empresas Coffey, General Electric Transportation (GE), Ericsson e CSEM Brasil. Essas articulações foram formalizadas, em 2010, por meio do programa Inove em Minas, só a iniciativa privada contribuiu com R$28 milhões para a execução do projeto. A perspectiva é que até 2012 os centros de P&D dessas quatro instituições já estejam funcionando.
Inove em Minas

Desenhado e desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência e Ensino Superior (Sectes), o Inove Minas começou seus trabalhos em dezembro de 2009. O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento de Minas Gerais por meio da atração de centros de pesquisa para o Estado.

O que já saiu do papel

A Ericsson, uma das empresas atraídas, já iniciou a implantação de seus dois centros de P&D nas cidades de Belo Horizonte e Santa Rita do Sapucaí. O objetivo da empresa é desenvolver aplicativos multimídia e softwares. De acordo com o diretor de assuntos coorporativos da Ericsson, Edvaldo Santos, “os projetos estão caminhando de vento e poupa 37 empregos já foram criados e muitos outros ainda vão surgir, dentro da Ericsson e nos negócios que os centros de P&D vão impulsionar”. Ainda segundo ele, os centros de P&D vão trazer para Minas um ganho de competência em assuntos estratégicos como: comunicação e informação.

O que esta por vir

Os outros três centros de P&D entrarão em operação até 2012. O centro de pesquisas da GE que será instalado em Contagem, onde já está localizada a fábrica de locomotivas da empresa, vai desenvolver uma tecnologia para motores de combustão interna para locomotivas que utilize diesel e gás.
O diretor da Coffey Information, Vicente de Paulo Pereira, revela que a empresa também vai começar os trabalhos ainda esse ano. A tecnologia que será desenvolvida tem relação com realidade virtual, uma das ferramentas utilizadas na geotecnologia.
Já a CSEM vai atuar no desenvolvimento de tecnologias na área de eletrônica orgânica. Uma das aplicações dessa inovação é a produção de tickets inteligentes, com identificação por radiofrequência mais barata, que dificulta a falsificação e pode ser usado no transporte, segurança pública e grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014.

(Fonte: http://www.simi.org.br em 10/03/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...