terça-feira, 29 de março de 2011

Dica de onde ir - Café – Riqueza Negra de Minas Gerais

Café – Riqueza Negra de Minas Gerais

Olá, amigo da cozinha.

Já sentiu o aroma daquele cafezinho passado na hora hoje? É assim que Minas Gerais começa seus dias, com cheirinho de roça, de casa de avó, de padaria...

O café, mais do que parte de nossa cultura, é um importante componente de nossa economia. Minas produz cerca da metade do café brasileiro, com mais de 1 milhão de hectares plantados e uma produção diversificada e termos de tipos e qualidades de grãos. A cultura cafeeira representa o principal produto de exportação do nosso agronegócio, enviado para mais de 60 países mundo a fora.
Atualmente, o café brasileiro tem sido mais reconhecido internacionalmente e alcançado excelentes resultados em termos de classificação por institutos especializados. E Minas Gerais desempenha papel de destaque entre os cafés considerados especiais, ou gourmet, produzidos no Brasil. Isto se deve, em grande parte, ao relevo montanhoso do Estado, cujas altitudes elevadas são propícias ao cultivo de frutos com excelência.
Um bom exemplo é a região da Serra da Mantiqueira, que produz alguns dos melhores cafés do país. O município de Carmo de Minas, que visitei recentemente, destaca-se na produção desses cafés especiais e tem conquistado as melhores colocações em concursos importantes, já há alguns anos. É de lá que vem, por exemplo, a Unique Cafés Especiais, que tem resultados impressionantes como o recorde mundial no “Cup Of Excellence” – mais renomado concurso de cafés em todo o mundo. A marca atingiu a pontuação de 95,85 pontos, numa escala de 0 a 100, em 2005.
E se você é mais que bebedor, mas um apreciador de um bom café, fica aqui uma dica: no dia 09 de abril será inaugurada a “Academia do Café”, um projeto inédito em Minas que pretende elevar o nível de conhecimento de profissionais e amadores sobre a bebida. Idealizada pelo amigo Bruno Souza, especialista no assunto, a Academia irá oferecer cursos e oficinas, além funcionar como laboratório para avaliação e seleção de cafés especiais a serem exportados para os EUA.
Vai funcionar na Av. do Contorno, 4392, no Funcionários.
Mais informações: 3643-1959 / 9296-6716
academiadocafe@gmail.com.

Saudações gastronômicas!
(Fonte: http://www.dzai.com.br/eduardoavelar/blog em 28/03/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...