quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

De onde vem? - Bicho de sete cabeças

Bicho de sete cabeças

A expressão “bicho de sete cabeças” é recorrentemente utilizada pelos populares para representar uma atitude exagerada ou incompreensível de alguém que, diante de uma dificuldade, impõe limites à conclusão da tarefa como justificação para a sua falta de disposição para enfrentá-la.
Tem origem na mitologia grega, mais precisamente na lenda da Hidra de Lerna.
A Hidra de Lerna era um animal fantástico, filho dos monstros Tifão e Equidna, que habitava um pântano junto ao lago de Lerna, na Argólida, costa leste do Peloponeso. A Hidra tinha corpo de dragão e nove cabeças de serpente (algumas versões falam em sete cabeças e outras em números muito maiores). As cabeças se regeneravam mal eram cortadas e exalavam um vapor que matava quem estivesse por perto, e uma delas era imortal.
A Hidra foi derrotada por Hércules em um de seus doze trabalhos. Inicialmente Hércules tentou decepar as cabeças com uma foice, mas a cada cabeça que cortava surgia pelo menos mais uma no lugar. Decidiu então mudar de tática e, para que as cabeças não se regenerassem, pediu ao sobrinho Iolau para que as queimasse com um tição logo após o corte, cicatrizando desta forma a ferida. Sobrou então apenas a cabeça do meio, considerada imortal. Hércules segurou a Hidra com uma das mãos e com a outra ergueu um enorme rochedo, com o qual esmagou a última cabeça. Assim, o monstro foi morto.
Segundo a tradição, o monstro foi criado por Hera para matar Hércules. Quando percebeu que Hércules iria matar a serpente, Hera enviou-lhe a ajuda de um enorme caranguejo, mas Hércules pisou-o e o animal converteu-se na constelação de caranguejo.
Hércules, após matar a Hidra, aproveitou para banhar suas flechas no sangue do monstro, para torná-las venenosas.
De acordo com uma segunda teoria, a expressão seria uma referência à primeira das duas bestas do Apocalipse de São João, descrita como um monstro de sete cabeças e dez chifres.

2 comentários:

  1. Olá Nidia ! Entrei aqui porque a expressão bicho de sete cabeças me chamou a atenção: meu blog se chama "Redação NÃO é bicho de sete cabeças"!!!
    Legal !!
    Vânia Bernardo
    www.redacaonaoebichodesetecabecas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vânia. Também acho que redação não é um bicho de sete cabeças, mas tem pessoas que acham que é um monstro de inúmeras cabeças. Talvez se lessem um pouco mais acabariam perdendo esse trauma. Abraços.

    ResponderExcluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...