quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Coisas que um bom mineiro não pode deixar de fazer - 22 - Divertir-se na viagem de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João del-Rei

22. Divertir-se na viagem de Maria Fumaça entre Tiradentes e São João del-Rei

Um passeio que é uma verdadeira viagem no tempo. Assim é o trajeto entre São João Del Rei e Tiradentes, duas importantes cidades históricas mineiras, feito de Maria Fumaça. O passeio encanta crianças, jovens e adultos. Esse encanto já começa no embarque ou desembarque na pequena estação construída em 1881, para servir a Companhia de Ferro Oeste de Minas. Possui o mesmo estilo das estações mineiras edificadas no final do século XVIII e princípio do XIX. Em frente à estação, está a rotunda, mecanismo pelo qual a locomotiva inverte sua posição na linha férrea e, com uma curta manobra, engata-se novamente aos vagões para regressar a São João del Rei. Embora os maquinistas efetuem essa manobra de rotina logo após a chegada, muitos turistas deixam de apreciá-la por falta de informação.
A Maria Fumaça, que corre em bitola de 76 cm, é uma máquina que foi fabricada na Filadélfia pela empresa Baldwin. Inaugurada em 1881, por D. Pedro II, ela é a única locomotiva a vapor em atividade no mundo que transporta passageiros com bitola de 76 cm, também conhecida como bitolinha.
Essa bela viagem ao passado é realizada na antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), com extensão de 12 quilômetros. A viagem resgata o contexto histórico, ligando as estações construídas no século XIX, e passando por fazendas centenárias, entre rios e montanhas.
Para que a viagem seja perfeita, os antigos prédios que serviam de almoxarifado e de armazém ferroviário foram totalmente restaurados e preparados para a instalação de um centro de artesanato, auditório e centro de convenções.
A Maria Fumaça vai a ritmo tranquilo e, balançando um pouco, com s pessoas nas janelas admirando a paisagem ou saboreando pirulitos que são vendidos nos vagões.
A Maria Fumaça tem passeios apenas nos finais de semana e de sexta feira, são dois horários durante o dia. Na época de ferias há mais saídas diárias.
Dica: Prefira o lado esquerdo saindo de São João e lado direito saindo de Tiradentes.

O museu

O Museu Ferroviário fica na estação coberta de São João Del Rei, inaugurada em 28 de agosto de 1881, e já foi visitado por milhares de pessoas. Em 1981, a estação foi restaurada, por causa do centenário da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM).
Na visita, os turistas podem ver de perto a primeira locomotiva da EFOM – a número um, com a réplica do vagão em que viajou o imperador D. Pedro II, além de outros veículos ferroviários, antigos documentos utilizados na ferrovia, entre outras peças.
.
Horários do trem

Sextas-feiras, sábados, domingos e feriados nacionais.
Partida de São João: 10 e 15h.
Partida de Tiradentes: 13 e 17h.
Nos meses de janeiro e julho, o trem circula de terça a domingo.

Museu Ferroviário de São João Del Rei

Horário de visita: de terça a domingo, de 9 às 11h, e de 13 às 17h.
(Fonte: http://turismo.ig.com.br , http://www.tiradentesgerais.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...