segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Coisas que um bom mineiro não pode deixar de fazer - 21 - Almoçar frango com quiabo e angu na beira de fogão a lenha

21. Almoçar frango com quiabo e angu na beira de fogão a lenha.

Quem nunca ouviu falar das delícias da culinária mineira? É uma infinidade de gostosuras preparadas em panelas de barro, de ferro e no fogão a lenha que são, com certeza, apreciadas e recordadas por todos que passam por essa terra cheia de montanhas, sabedoria e tradição. Os sabores caseiros de Minas são inesquecíveis, dentre eles o frango com quiabo e angu.
Conta-se que Chica da Silva foi a grande divulgadora do frango com quiabo. Chica da Silva nasceu escrava em Milho Verde para se tornar a primeira dama negra da história. Logo conquistou o coração do contratador português João Fernandes, responsável pelo envio de diamantes à Coroa, tornando-se um dos três homens mais ricos do mundo. Era João quem mandava na cidade, mas era Chica quem mandava no marido. Tudo que dizia era lei.
O que mais gostava de fazer era gastar o dinheiro do marido. Afinal, de que adiantava ter um marido rico sem que sua riqueza fosse gasta com as coisas boas da vida? Ela mandava trazer espetáculos teatrais diretamente da Europa, promovia banquetes, e até ordenou que a torre de uma igreja – a de Nossa Senhora do Carmo – fosse construída nos fundos para que o badalar dos sinos não perturbasse seu sono. Foi ela também a responsável em elevar seu prato predileto a iguaria de luxo. Chica fazia questão de saborear um frango com quiabo em qualquer festa, das mais luxuosas às menos requintadas.
Sebastião Nery conta o episódio abaixo que mostra como um franguinho com quiabo é capaz de unir os mineiros e, principalmente, causar-lhes amnésia:
Tancredo Neves, do PSD mineiro, era primeiro-ministro, em 62, no governo parlamentarista de João Goulart. Convidou Mauritonio para almoçar no dia seguinte com ele, na casa dele. De manhã, ante de ir para o almoço, Mauritonio passou pela Câmara e assistiu a um violento discurso do deputado Padre Vidigal, do PSD de Minas, contra o primeiro ministro Tancredo Neves.
Saiu dali, foi para a casa de Tancredo. Quando tocou a campainha, quem abriu a porta foi o Padre Vidigal:
- Mas, deputado, o senhor aqui? Meia hora atrás, o senhor dava um terrível banho de criticas no Tancredo.
- Você ainda vai ter que aprender muito aqui em Brasília. Nenhum mineiro resiste a um convite, seja de quem for para comer frango com quiabo.
Os três comeram juntos o frango com quiabo.

A receita abaixo é da Dona Lucinha, tradicional cozinheira das Minas Gerais:

Frango com quiabo e angu

Rendimento: 6 pessoas
Tempo médio de preparo: 60 minutos

Ingredientes para o frango com quiabo
1 frango com cerca de um quilo.
300 g de quiabo
2 cebolas médias
1 cálice de limão
1 colher média de sal com alho
1 colher média de urucum
1 ramo de salsinha
1 ramo de cebolinha
2 colheres médias de óleo
Pimenta a gosto
Água

Modo de fazer: Lave o frango, corte as juntas e comece a aferventar levemente com água e limão. Depois de cozido, escorra e reserve. Em outra panela, aqueça o óleo e o sal com alho. Espere até que a mistura doure e adicione o frango. Ele deve fritar levemente antes que se acrescente o urucum. Gradualmente, pingue a água e deixe o conjunto suar. Em seguida, junte os ramos de cheiro verde mais as cebolas inteiras. Tampe. Aproveite para certificar se o tempero está no gosto.
À parte lave e seque os quiabos novos com as pontas retiradas e picados em rodelas. Agregue ao frango. Não mexa e mantenha a panela fechada. Verifique o ponto em que os quiabos já estão macios. Feito isso, retire do fogo e sirva.
Ingredientes para o angu
1 litro de água
250 g de fubá

Modo de fazer: Coloque a água para ferver. Em outro recipiente, dissolva metade do fubá em água fria. Esta mistura deve ser adicionada à água fervendo. Mexa em roda, sem parar e em fogo baixo. Aos poucos vá somando a segunda metade do fubá. O ponto perfeito é quando a massa ganha consistência firme e começa a soltar do fundo da panela. Assim que ele atingir o ponto, umedeça uma vasilha larga e rasa, como um prato, coloque o angu e tampe até a hora de servir. Utilize, de preferência, uma panela grossa e funda, pois o angu tende a subir à medida que engrossa.

Monte o prato
Dona Lucinha lembra que o prato não é o mesmo se não for servido ladeado por uma couve mineira. Para completar o banquete, comece a refeição com uma cachaça da boa –bem dosada - e arremate com aquela colherada de doce de leite com queijo minas. O cafezinho bem passado também não pode faltar!

Se depois disso você quiser construir um fogão a lenha na sua casa, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...