quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

De onde vem? - São favas contadas

São favas contadas

É uma expressão usual para definir o resultado de algo cujo resultado é esperado e previsível. Atualmente, significa coisa certa, negócio seguro, inevitável.
A fava é uma “prima” do feijão, cultivada desde os tempos pré-históricos.
A expressão “São favas contadas” teve início no uso romano de utilizar esta leguminosa seca para efetuar operações aritméticas e proceder a votações, sendo distribuídas ao votante, duas favas de cores distintas, uma branca e uma preta. Favas brancas para o sim; favas pretas para o não. Cada votante colocava o voto, ou seja, a fava, na urna. Depois vinha a apuração pela contagem dos grãos, sendo que quem tivesse o maior número de favas brancas estaria eleito. Reclamações de nada adiantavam, porque já eram favas contadas.
Esta versão de votação, com base nas cores branca e preta, ainda hoje é utilizada em algumas decisões de aprovação, com o uso de bolas de cores distintas, permitindo assim a manutenção de total anonimato de votação. Em muitos clubes sociais, os conselheiros usam esse método para decidir se um novo sócio vai ou não ser aceito na agremiação.
Há também outras expressões que usam a fava como referência, “ir às favas”: ir para longe, afastar-se, para deixar de importunar e “mandar às favas”: despedir (alguém que importuna); demonstrar pouco apreço a alguém ou algo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...