segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Você sabia? - Como surgiram os nomes dos meses do ano?

Como surgiram os nomes dos meses do ano?

Você já se confundiu ao escrever o mês de setembro como 07 ou novembro como 09? Pois saiba que você não está errado. Setembro vem de Septem (sete em latim). Era, portanto, o sétimo mês do calendário antigo. E Novembro de novem (nove em latim).
O que aconteceu?
O primeiro calendário romano, criado no século 8 a.C., ia de março a dezembro. No calendário de Rômulo, o primeiro rei de Roma e seu fundador, o ano tinha apenas dez meses e foram batizados com nomes de deuses pagãos.
Numa Pompílio, sucessor de Rômulo, querendo igualar a contagem do tempo romano à dos gregos e fenícios, reformulou o calendário de Rômulo, acrescentando os meses de Janeiro e Fevereiro. Nesse tempo os meses eram lunares, de acordo com o movimento da lua, e o ano tinha 355 dias. A diferença de dez dias entre o ano lunar e o solar (365 dias), fazia com que de três em três anos houvesse um mês a mais, o Intercalaris. Era muito complicado, não era?
Júlio César resolveu acabar com a bagunça e estabeleceu o seguinte calendário solar: Januarius, Februarius, Martius, Aprilis, Maius, Junius, Quinctilis, Sextilis, September, October, November e December.
Só os meses de Julho e Agosto diferem do usado hoje. Por quê? Porque os meses Quinctilis e Sextilis foram rebatizados e deixaram de ser chamados como quinto (Quinctilis) e o sexto (Sextilis).
A divisão do ano é basicamente a mesma há 20 séculos.

Janeiro
O nome deriva de Jano (Ianuarius, em latim), deus romano com duas faces e espécie de “porteiro celestial” que comandava as portas dos ciclos do tempo. A palavra latina ianua significa “porta”, e o mês de janeiro representa justamente a entrada para um novo começo, um novo ano.

Fevereiro
O termo vem do latim februmm, que significa “purificar”. Baseado também em um ritual de purificação romano, chamado februa, que acontecia sempre no 15º dia desse mês no antigo calendário criado pelos romanos. Nesse período, os romanos faziam oferendas e sacrifícios de animais aos deuses do panteão, para que a primavera vindoura trouxesse bonança.

Março
A inspiração foi o deus da guerra, Marte – o nome do mês era martius, quando março abria o ano no primeiro calendário romano. No hemisfério norte, esse período corresponde ao início da primavera, época boa para o começo de campanhas militares.
Há também a versão de que a homenagem tinha outra motivação. Como Marte também regia a geração da vida, Martius era o mês da semeadura nos campos.

Abril
Existem várias versões aceitas. Uma é que o mês vem de aperire, “abrir” em latim, o que lembraria a primavera e o desabrochar das flores. Outra versão vem de uma comemoração sagrada, aprilis, feita em nome de Vênus, deusa do amor. No primeiro dia do mês, as mulheres dançavam com coroas de flores.
Ou ainda que vem do nome de um dos espíritos que seguiam o carro de Marte, deus da guerra, que deu nome ao mês de março. Assim, aprilis se relaciona com o sânscrito áparah, que significa "posterior", pois abril era o segundo mês do ano, no calendário civil de Rômulo.

Maio
Nome baseado em comemorações que honravam duas deusas romanas identificadas com a primavera e com o crescimento de plantas e flores, Maia e Flora. As celebrações ocorriam no primeiro dia desse mês. O filho de Maia era o deus Mercúrio, pai da medicina e das ciências ocultas. Por esse motivo, segundo escreveu Ovídio na obra Fastos, Maius era chamado de "o mês do conhecimento".

Junho
Outro mês com divergências sobre a origem do nome. Uma versão aponta que seria uma homenagem a Juno, esposa de Júpiter, deusa romana protetora da família e dos partos, a guardiã do casamento e do bem-estar de todas as mulheres. Outra teoria diz que deriva do nome de um clã romano chamado Junius.

Julho
No primeiro calendário romano era chamado de Quinctilis, pois era o quinto mês do ano. Séculos depois, no ano 44 a.C., foi rebatizado em homenagem ao grande líder romano Júlio César (Julius Caesar, em latim), que fora assassinado.
Repare que as festas de junho são juninas (de Juno), mas as festas de julho são julianas (de Júlio), e não "julhinas" ou "julinas", nomes que não existem.

Agosto
Como era o sexto mês do ano no velho calendário romano, recebia o nome de Sextilis. De acordo com o historiador Suetônio, o nome Augustus foi adotado em 27 a.C., em homenagem ao primeiro imperador romano, César Augusto (63 a.C.-14 d.C.).
Este mês tinha originalmente 30 días, porém foi aumentado para 31 dias para não ser menor que o mês do imperador Julio. O dia acrescentado ao mês de agosto foi retirado do mês de fevereiro.

Setembro a Dezembro

Para os últimos quatro meses do ano, a explicação é simples: setembro vem de Septem, que em latim significa "sete". Era, portanto, o sétimo mês do calendário antigo. A mesma lógica se repete até o fim do ano. Outubro veio de October (oitavo mês, de octo), novembro de November (nono mês, de novem) e dezembro de December (décimo mês, de decem). Ou seja, eles conservaram no nome a mesma posição que tinham no primeiro calendário romano.
Fontes: Danilo Cezar Cabral - http://mundoestranho.abril.com.br
José Augusto Carvalho - http://linguaportuguesa.uol.com.br
Álvaro Oppermann - http://historia.abril.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...