segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Santa Rita é notícia - Base da competitividade

Base da competitividade

Sebrae-MG solidifica uma estratégia importante para o empreendedor

Inovar produtos, processos, sobretudo, modelos de negócios, inovações que permitem, hoje, contar histórias de sucesso em circunstâncias em que muitos teriam enxergado apenas dificuldades. Foi exatamente aí que o Sebrae de Minas Gerais vislumbrou campo fértil de oportunidades. Os dados são expressivos, tanto nos resultados já conquistados, quanto no elenco de empreendedores e empresas que, conosco, abraçaram a cultura da inovação. Ela é um dos efeitos mais relevantes do programa de competitividade adotado pelo Sebrae-MG a partir de 2008, denominado Foco Competitivo. Sua metodologia, dirigida às empresas reunidas nos chamados Arranjos Produtivos Locais (APLs), ou clusters, criou perspectivas para adoção de inovações tecnológicas que beneficiaram produtores de frutas, no Jaíba; de móveis, em Ubá; de eletroeletrônicos, em Santa Rita do Sapucaí; de calçados, em Nova Serrana; e empresários do setor de turismo, no Circuito das Águas. Da mesma forma, o Foco Competitivo começou também a beneficiar projetos iniciados mais recentemente, como os de café, na Zona da Mata; de moda íntima, em Juruaia; de turismo, em Monte Verde; e de tecnologia da informação, em Uberlândia.
Ao privilegiar novas competências, métodos inovadores, o Sebrae-MG solidifica uma estratégia importante para o empreendedor: a de que produto ou serviços diferenciados são o caminho para alcançar o preço/prêmio, a maturidade do negócio e o reconhecimento do mercado. A ele não se chega, porém, sem planejamento e, essencialmente, pesquisa e análise. Exemplos como os aplicados nos APLs de Jaíba e de Ubá são emblemáticos nesse sentido. No primeiro caso, o aspecto inovador diz respeito à capacidade de oferecer mangas prontas para o consumo. É, como se vê, uma antecipação à necessidade do mercado e uma requalificação do produto. Até mesmo o ponto exato de colheita, que lhe garanta teor de açúcar e fibra em perfeito equilíbrio para degustação, integra esse macroplanejamento.
Já em Ubá, o Foco Competitivo trabalhou tanto na reavaliação do design dos móveis, que passaram do padrão básico para o de autosserviço (próprios para serem montados em casa), quanto no conceito de logística. Em lugar de cada empresa ter seu caminhão de entrega para centros comerciais importantes, como São Paulo, criou-se uma central destinada a cuidar do transporte coletivamente, o que garante ganhos na relação custo/benefício e rapidez no atendimento ao cliente. Há, além do Foco Competitivo, outros sinais contundentes e significativos de acertos do Sebrae-MG no campo da inovação: a mais recente Pesquisa de Direcionamento Estratégico, feita pelo Sebrae no país, confirma que as micro e pequenas empresas de Minas Gerais são as mais inovadoras da Região Sudeste. Mais que isso: entre elas, a média de 81,1% supera o próprio índice nacional, de 77,7%. Programas tecnologicamente inovadores implantados pelo Sebrae-MG estão hoje no dia a dia de mais de 3 mil empresas mineiras.
E as soluções, ao contrário do que muitos imaginam, às vezes, são simples e sem necessidade de grandes investimentos. A começar pela informação de boa qualidade, um elemento essencial dentro da estratégia de tornar um produto mais competitivo. Fundamental para ajudar as empresas a se anteciparem à demanda dos consumidores.
Processos mais racionais em produção ou logística também são referências de peso nessas metas. Já foi dito que uma sociedade que não inova, pouco compete. E um dos desafios é ajudar a viabilizar o empreendedorismo daqueles que acreditam ser possível criar ou fabricar produtos de qualidade a preços acessíveis. Certamente, um papel que assegura o aumento da competitividade e estimula o desenvolvimento. As experiências do Sebrae-MG mostram que isso é possível e dão ainda mais grandeza à nossa missão.
(Fonte: Roberto Simões - http://www.agenciasebrae.com.br em 08/11/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...