sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Coisas que um bom mineiro não pode deixar de fazer - 19 - Chegar ao topo do Pico da Bandeira

19. Chegar ao topo do Pico da Bandeira

Um mar de nuvens... Minas tem mar, um mar de nuvens... Do alto do Pico da Bandeira, terceiro ponto mais alto do Brasil, estamos mergulhados na imensidão. Um imenso labirinto se estende lá embaixo, com seus vales, planaltos, pessoas, rios, bichos e plantas.
Acredita-se que por volta de 1859, D. Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império no pico mais alto da Serra do Caparaó. Desde então, o lugar ficou conhecido como Pico da Bandeira e, hoje, é destino certo de aventureiros e viajantes de todos os cantos. Se você ainda não conhece, embarque nessa viagem a 2.891.98 metros de altitude.
O Pico da Bandeira é o terceiro ponto mais alto do Brasil. Localizado no Parque Nacional do Caparaó, criado, em 1961, pelo presidente Jânio Quadros. Do alto, o visitante parece estar em um verdadeiro mar de vales e planaltos e é possível avistar 3 estados, MG, ES e RJ, mas pra ver o Rio tem que estar sem nuvens.
Talvez resida, neste detalhe, o maior charme do Parque Nacional do Caparaó, situado entre o Espírito Santo (70%) e Minas Gerais (30%). Mas ele já ocupou o posto número um pois, desde a década de 60 do século passado, imaginava-se que o Pico da Bandeira era o cume mais alto do Brasil. Com a descoberta do Pico da Neblina e seu vizinho 31 de Março, a montanha caiu de posto, mas não perdeu nada de sua beleza. O parque é composto de Mata Atlântica e Campos de Altitude, oferece um visual grandioso e muitos rios e cachoeiras para banho. A facilidade em alcançar este cume de 2.891,98 m. de altitude faz com que ele seja procurado por muitos visitantes despreparados, inclusive alguns usando chinelos e shorts. Vale a pena lembrar que, por mais “simples” que seja a caminhada final, com cerca de duas horas e meia de subida por trilhas muitas vezes íngremes, ainda se trata de um ambiente montanhoso, com todas as agruras da natureza, e podendo ser extremamente frio, além da exposição em determinados trechos. Lembre-se que a maior altitude representa menos oxigênio disponível, por isso, modere o passo. Esteja bem preparado e aproveite, ainda mais, este belíssimo parque.
Um dos passeios mais realizados pelos turistas e moradores locais é a subida noturna para ver o nascer do sol, um verdadeiro show de imagens que só a natureza é capaz de oferecer. O meio do ano é um período ainda mais movimentado, já que o frio, a falta de chuva e a lua cheia parecem atrair os aventureiros.

É necessário fazer reservas:
(32) 3747-2086 – Contato do setor de reservas para visitas e acampamentos;
(32) 3747-2943 – Contato da Sede Administrativa
As reservas cadastradas deverão ser confirmadas com até 7 dias de antecedência.
As reservas que não forem confirmadas serão automaticamente canceladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...