sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Santa Rita é notícia - Rede Municipal de Ensino de Londrina terá empreendedorismo no currículo

Rede Municipal de Ensino de Londrina terá empreendedorismo no currículo

O tema não será abordado como disciplina, vai permear as matérias regulares da grade escolar, como matemática e português

A partir de 2011, as crianças da rede municipal de ensino terão lições de empreendedorismo, ministradas junto às disciplinas normais da grade curricular.A iniciativa, chamada "Pedagogia Empreendedora", será lançada terça-feira (26), às 19h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que fica na rua Parigot de Souza, 311.
O projeto foi desenvolvido depois de uma reivindicação no Fórum Desenvolve Londrina 2007, e, desde julho deste ano, tem sido articulada para que começasse a ser executada. Com as parcerias firmadas, Londrina começa, na semana que vem, a capacitar os professores e diretores da rede municipal de ensino, mediante a realização de palestras e grupos de estudos.
Depois da fase de capacitação, os educadores vão inserir o empreendedorismo em diversas atividades didáticas, além de levar os alunos a visitas de campo, empresas e indústrias. Conforme a secretária municipal de Educação, Karin Sabec, o consultor Fernando Dolabela ministra, nesta terça-feira, uma palestra de sensibilização e depois orienta a capacitação dos professores e diretores.
"No início, apenas um grupo de 80 educadores participa das palestras, em seguida, esta equipe será multiplicadora do conhecimento acerca do empreendedorismo. Noções de empreendedorismo pessoal e profissional serão passadas às crianças, que vão contribuir, futuramente, com o desenvolvimento de Londrina", ressaltou a secretária. Os alunos vão aprender conceitos de matemática empreendedora e noções de administração.
Para o diretor de Tecnologia e Desenvolvimento do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Marcus Von Borstel, o objetivo do projeto é incentivar o instinto empreendedor que já existe nas crianças. "Os professores deverão incitar o exercício do empreendedorismo, para que as crianças ativem esse pensamento e contribuam para o crescimento da cidade. Essa iniciativa é uma revolução no ensino, porque foge do padrão, ao mesmo tempo em que dá início a uma nova concepção de educação", destacou.
Também, estão envolvidos no desenvolvimento desse projeto, a Secretaria Municipal de Educação, a Associação Comercial de Londrina (Acil), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

Histórico

A Pedagogia Empreendedora é uma metodologia idealizada pelo consultor em empreendedorismo, Fernando Dolabela, que age, desde 2002, em escolas de vários estados brasileiros. Entre as cidades que já receberam o projeto, está São José dos Campos (SP), Guarapuava (PR), Santa Rita do Sapucaí (MG) e Três Passos (RS).
A principal meta da iniciativa é vincular as tecnologias de desenvolvimento locais às escolas e comunidade, formando os estudantes não só para a abertura de uma empresa, mas explorando, também, o potencial de serem empreendedores em qualquer atividade. O público que o programa abrange são alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio, ou seja, de 4 a 17 anos.
Entre os elementos que compõem o método, estão a utilização do professor da própria cidade, que já está ambientado ao meio e à cultura local, flexibilidade metodológica, por poder se moldar, conforme a necessidade, e direcionar seu trabalho nos conceitos de empreendedorismo. Quem tiver interesse em pesquisar mais sobre o método ou conhecer melhor o autor, é possível acessar o site www.starta.com.br/#pedagogia.
(Fonte: http://www1.londrina.pr.gov.br/ em 22/10/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...