sexta-feira, 8 de outubro de 2010

De onde vem? - Vá plantar batatas

Vá plantar batatas


De origem portuguesa, a expressão é usada como sinônimo para “deixe-me em paz”, assim como “Vá pentear macaco” ou “Vá catar coquinhos”. Existem também outros “Vá´s” menos polidos.
A história do “Vá plantar batatas” remonta ao século XVI, época em que a navegação e a pesca do bacalhau ganharam força em Portugal. A agricultura, que fornecia os alimentos básicos, era vítima de certo desdém, principalmente a da batata, tida como alimento de pobres. Assim, quem a plantava se sujeitava a uma atividade desqualificada. Mais tarde, nos países que participaram da Revolução Industrial, ser operário dava mais status que ser lavrador. Com a decadência das pequenas indústrias, trabalhadores qualificados, recém-desempregados, não tinham outra opção: eram obrigados a literalmente plantar batatas para sobreviver.
A expressão aparece registrada em O povo português, obra do famoso poeta, folclorista e político lusitano Teófilo Braga (1843-1924), comentando a decadência das pequenas indústrias, ocasião em que trabalhadores qualificados, de repente sem emprego, foram aconselhados a plantar batatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...