quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Coisas que um bom mineiro não pode deixar de fazer - 16 - Aplaudir o Grupo de Bonecos Giramundo

16. Aplaudir o Grupo de Bonecos Giramundo

O Giramundo é um dos grupos de teatro de bonecos mais atuantes e premiados em todo o mundo. Foi criado em 1970 pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Maria do Carmo Martins (Madu).
Nos espetáculos, são utilizados vários recursos e estilos de bonecos e manipulação. São utilizados marionetes, bonecos manipulados por fios; mamulengos, que são fantoches de luva; bonecos de vara, parecidos com estandartes; bunraku, os bonecos manipulados por três atores; e mochila, o boneco manipulado que fica apoiado nos ombros; além de adaptações próprias, como bonecos sentados, uso de máscaras e teatro de sombras.
A minissérie Hoje é dia de Maria, apresentada pela Rede Globo, em 2005, utilizou bonecos feitos pelo grupo de teatro de bonecos Giramundo.

Museu

O Giramundo preserva a maior coleção privada de marionetes do Brasil.
Aberto em 2001 para abrigar esta coleção, o Museu Giramundo reúne o acervo de bonecos produzido pelo grupo e informações sobre Teatro de Bonecos do Brasil. Em 2007, já eram mais de 850 bonecos, além de reunir centenas de projetos técnicos originais de Álvaro Apocalypse, estudos de cenografia e figurino e amplo arquivo de documentos e livros sobre Teatro de Bonecos ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...