segunda-feira, 20 de setembro de 2010

De onde vem? - Mal e porcamente

Mal e porcamente

A expressão “mal e porcamente” significa feito de modo muito imperfeito, muito mal.
Há também mais de uma explicação para sua origem, mas em ambas destaca-se que inicialmente a expressão era "mal e parcamente".
A primeira diz: “Quem fazia alguma coisa assim, agia mal e eficientemente, com parcos (poucos) recursos. Como parcamente não era palavra de amplo conhecimento, o uso popular tratou de substituí-la por outra, parecida, bastante conhecida e adequada ao que se pretendia dizer. E ficou” mal e porcamente", sob protesto suíno.”
em A Casa da Mãe Joana, de Reinaldo Pimenta, vol. 1 (Editora Campus, Rio de Janeiro).
A segunda explicação já nos remete à mitologia: “Mal e porcamente (coitado do porco, ficou com má fama) tem origem na mitologia grega. A expressão original é mal e parcamente” porque tinha a ver com as deusas Parcas.
As Moiras, na mitologia, são deusas que determinam o destino, também chamadas Parcas. Elas geralmente são retratadas dentro de uma gruta sombria que simboliza tanto o útero que gera a vida como a tumba para a qual se retorna. É o início e o fim.
O substantivo mal da expressão original significava o sofrimento físico e moral. Parca eram as deusas que presidiam a vida humana.
Assim, a expressão "mal e parcamente" servia para dizer que se as coisas não iam bem a responsabilidade por isso deveria ser atribuída à ação das deusas que cuidavam da sorte dos homens.
Com o passar do tempo, as pessoas menos eruditas e que não conheciam a palavra parcamente passaram a utilizar a palavra mais parecida com a original e que conheciam "porcamente". Assim ficou conhecida a expressão "mal e porcamente". Coitado do porco, que não tem nada com isso, e leva uma fama que não merece.
Antes que me esqueça, as irmãs fiandeiras são:
Cloto, que em grego significa fiar, tece o fio da vida dos deuses e mortais;
Láquesis, que significa ver a sorte, sortear. Ela puxa e enrola o fio no fuso e,
Átropos, a inflexível, aquela que não pode ser evitada, corta o fio da vida.
É isso. Está explicada a origem do dito popular que começou com “mal e parcamente” e agora é vulgarmente conhecido como “mal e porcamente” em pausaparaviajar.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...