quinta-feira, 8 de julho de 2010

Santa Rita é notícia - Sul de Minas Gerais possui boas perspectivas de crescimento econômico

Sul de Minas Gerais possui boas perspectivas de crescimento econômico

A crise mundial, deflagrada no segundo semestre de 2008 pelos EUA, não afetou de forma desastrosa o Brasil. O governo federal cumpriu bem seu papel, com medidas que conteve a crise no País, como a redução do IPI nas vendas de automóveis e eletroeletrônicos. Passado o pior, 2010 retoma o crescimento a níveis pré-crise e, para os brasileiros, há um sentimento de que, enfim, o Brasil tornou-se um país economicamente forte.
Minas Gerais acompanhou essa corrente de otimismo e, em todo o estado, a retomada do desenvolvimento dá bons sinais. Com grande extensão geográfica, Minas possui vários segmentos econômicos, diferenciados por região. No caso do sul e sudoeste, alguns setores estão em evidência, além da cafeicultura, que sempre foi muito forte nessa região. Mineração, metalurgia, agroindústria, eletrônicos, bebidas, têxtil e turismo são os principais ativos econômicos dessa parte do estado. Mas, de acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, a região também possui potencial para café processado, embalagens e produtos farmacêuticos e alimentícios.
Exemplos desses nichos podem ser encontrados em vários Arranjos Produtivos Locais (APLs), entre eles Juruaia e Borda da Mata (moda íntima); Monte Sião, Jacutinga e Passos (vestuário); São Sebastião do Paraíso, Varginha, Alfenas (cafeicultura); Poços de Caldas, São Lourenço, Caxambu (turismo); e Itajubá, Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre (eletrônicos e tecnologia da informação). Esses arranjos promovem uma maior capacidade de crescimento econômico e geram desenvolvimento sempre em ascendência.
O crescimento da região sul e sudoeste de Minas Gerais proporcionou a instalação, em Varginha, da Estação Aduaneira do Interior (Eadi), ou mais conhecida como Porto Seco do Sul Minas. As estações foram criadas nos anos 90 pela Secretaria da Receita Federal com o objetivo de aliviar o fluxo de mercadorias nos portos, aeroportos e pontos de fronteira em todo o país. Com isso, há mais agilidade na liberação das mercadorias uma vez que os procedimentos aduaneiros são realizados próximo ao estabelecimento dos importadores/exportadores.
O sul e o sudoeste de Minas são, sem dúvida, um dos mais importantes polos econômicos do estado. O fato de estar localizada “no meio” das principais capitais brasileiras (Belo Horizonte – São Paulo – Rio de Janeiro) também ajuda bastante, já que o escoamento da produção torna-se mais fácil.

Minas em Negócios

Para mostrar o potencial econômico do sul e sudoeste de Minas Gerais, acontecerá em setembro, na cidade de Varginha (MG), o evento Minas em Negócios. Voltado ao mercado multisetorial, com foco em comércio exterior e logística, o evento é uma oportunidade para empresas de vários setores expandirem seus negócios e fazer parcerias. O Minas em Negócios acontece entre os dias 14 e 16 de setembro de 2010, em Varginha (MG).
(Fonte: http://www.revistaportuaria.com.br em 08/07/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...