quinta-feira, 22 de julho de 2010

Santa Rita é notícia - SafeSIGNATURE é adotado como solução de segurança na área médica pela Única

SafeSIGNATURE é adotado como solução de segurança na área médica pela Única

Segurança, transparência e eficiência foram os principais pontos considerados pela Única Gestão Transparente em Saúde ao escolher uma solução de assinatura eletrônica e autenticação para acesso via web às informações de pacientes por parte de médicos e enfermeiros. A escolha recaiu no SafeCORE API e Safe SIGNATURE, solução desenvolvida pela BRToken – empresa especializada em soluções inovadoras em autenticação forte com tecnologia 100% brasileira – e implementada pela SSBr – Strong Security Brasil.
A preocupação da empresa – que realiza hemodiálise para o SUS e convênios, assim como transplantes renais – é a gestão segura das informações dos pacientes por meio de um sistema que rapidamente forneça informações gerenciais e médicas, relatórios precisos e permita corrigir o rumo do tratamento de um paciente inclusive remotamente. O médico Paulo Luconi, diretor da Única, explica que “a inexistência de um produto no mercado que se adequasse a nossas necessidades, fez com que desenvolvêssemos uma solução própria, que há dois anos roda em web. Os tokens são um dos meios de segurança aplicados à nossa solução”.
Desde sua fundação, há cinco anos, até o momento, a Única investiu cerca de R$ 1,5 milhão no sistema de gestão, em um sistema de prontuário eletrônico que permite ao médico verificar o histórico de consultas, exames e internações dos pacientes auxiliando no equacionamento dos casos e no gerenciamento da doença e sua progressão. O mesmo sistema pode ser acessado pelo próprio paciente reforçando a transparência ao trabalho. Além disso, o sistema tem condições de fornecer aos gestores, médicos e enfermeiros credenciados no sistema, em tempo real e inclusive via acesso remoto, estatísticas e relatórios complexos e hierarquizados, que respeitam o sigilo profissional da relação paciente-médico.
O projeto-piloto de assinatura eletrônica e autenticação de segurança com a solução BRToken, implementado pela SSBr – Strong Security Brasil, foi concluído em março de 2010 e envolveu 50 usuários da unidade Aclimação, na capital paulista. A unidade sediada na cidade de Sorocaba foi a segunda a ser inserida no sistema e está utilizando a solução desde final de abril. As próximas, pela ordem, serão Taubaté-SP, Santana (em São Paulo-SP) e Santos-SP. Segundo Lee Wen – responsável e pelo desenvolvimento do sistema completo de gestão da Única via intranet – a previsão é de colocar os 400 usuários no sistema de autenticação forte e assinatura eletrônica até final de setembro deste ano.
A implementação do projeto-piloto, de acordo com Wen, foi rápida e fácil, sem problemas, da mesma forma que a utilização pelos profissionais que utilizam a solução, pois dispensa treinamento específico.
Perfil- O SafeSIGNATURE é uma ferramenta que oferece segurança superior aos tokens comuns pois, além de gerar uma senha dinâmica (OTP) baseada em tempo, usando o padrão OATH-TOTP, gera uma Assinatura Eletrônica de transações, utilizando tecnologia com pedido de patente para a leitura de informações a partir de uma imagem. Assim, uma assinatura eletrônica é gerada pelo token em função de chave interna única, tempo e dados da transação.
Devido a esses valores, modo, somente o portador do token poderá efetuar a transação; a senha dinâmica (OTP) deverá ser utilizada naquele instante, não permitindo que, se eventualmente capturada, seja utilizada futuramente; os valores da operação, se alterados, serão detectados e invalidados; e não haverá repúdio à transação.

Perfil- A Única é um grupo especializado em gestão na área da saúde com foco na Terapia Renal, que atua nos hospitais Beneficência Portuguesa de Santos-SP; Hospital e Maternidade São Camilo de Santana e Hospital Bandeirante, ambos em São Paulo-SP; Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté – SP; e Conjunto Hospitalar de Sorocaba–SP.
O grupo é composto por médicos e equipe multidisciplinar com comprovada experiência nas áreas da nefrologia, que envolvem o tratamento conservador, diálise em pacientes agudos e crônicos e transplante renal. Sua missão é fornecer serviço nefrológico multidisciplinar de qualidade com foco no indivíduo.
Todo o gerenciamento da doença é feito através do prontuário eletrônico, ferramenta de gestão desenvolvida pelo próprio grupo, que permite aferir em tempo real os resultados das terapias propostas. Esse sistema de gestão também possibilita o acesso do paciente aos seus dados laboratoriais, exames radiológicos, além das consultas realizadas com os diversos especialistas, de qualquer local com conexão via internet, o que garante um relacionamento transparente com os gestores e a população.

BRToken - Especializada em produtos inovadores contra crimes cibernéticos, a BRToken fabrica soluções em autenticação forte com assinatura eletrônica de transações e tecnologia de ponta 100% nacional.
A empresa foi criada em setembro de 2007 para atender à demanda do mercado nacional por soluções inovadoras em autenticação forte. Sua unidade fabril, que inclui montagem e desenvolvimento de software, está localizada em Santa Rita do Sapucaí, no Vale da Eletrônica de Minas Gerais, e tem capacidade diária de produção de 15 mil tokens. É lá que se encontra a área de desenvolvimento de software e as áreas de produção e logística.
A BRToken desenvolve seus produtos a partir de modernos processos, implementando a mais alta tecnologia e inovações em suas soluções. Além disso, mantém suas áreas comercial, técnica e financeira em Cotia–SP.
A empresa recebeu incentivo com um projeto submetido e aprovado através do PAPPE Programa de Subvenção do Governo Federal via Fapemig, e que será lançado até o segundo semestre de 2010.[www.brtoken.com.br].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...