quarta-feira, 7 de julho de 2010

Histórias de minha filha - Lógica infantil tem lógica

Lógica infantil tem lógica

Se todas as coisas do mundo, inclusive a gramática, fossem governadas sob a ótica da lógica infantil, provavelmente, as conseqüências seriam bem menos difíceis e trágicas.
Esta historinha aconteceu quando minha filha ainda estava descobrindo as palavras e seus significados. Era uma perguntação de fazer gosto. O dia todo era: Mamãe o que é isso? Mamãe, por quê? Mamãe, o que é essa palavra?
E muitas vezes eu me via na maior saia justa. Como explicar o inexplicável?
Um dia encontramos uma criança que tinha o mesmo nome que o seu e eu disse:
_Olha, ela é sua xará!
E logo veio:
_O que é isso?
_Isso o que?
_Xará, mamãe.
E eu expliquei:
_É quando outra pessoa tem o mesmo nome que o seu. A gente diz que é sua xará. Entendeu filha?
_Hã, hã.
E eu pensei que isso significava sim.
Passado algum tempo, encontramos um garoto chamado Pedro. Ela mais que depressa, querendo se mostrar muito sabida, disse:
_Oh! Ele é xarô do meu colega.
_Xarô?
_É mamãe. O meu colega também se chama Pedro.
Dei uma sonora gargalhada e tentei explicar novamente:
_Não, filha. Quando alguém tem o mesmo nome que outra pessoa, a gente diz que é xará.
E ela mais que depressa:
_Não pode. Ele é me-ni-no.
_Mas, tanto para homem como para mulher, a gente diz xará.
Ela continuou, não aceitando a minha argumentação:
_Não pode. Ele é menino.
E continuou:
_Vovó – Vovô. Xará – Xarô.
_No Português, a língua que nós, brasileiros, falamos é assim, filha. Tem palavras que são iguais para homem e para mulher.
E o que mais eu poderia dizer? Que o Português é uma língua muito esquisita e tem coisas muito doidas e sem explicação?
Ela, então, ficou resmungando:
_Estranho, muito estranho.

2 comentários:

  1. Nídia, que "delícia" de recordações!!!
    Senti saudade dos meus guardados... VC me fez VIAJAR NO TEMPO.
    Tenho livrinhos que minha filha escrevia e várias anotações
    minhas,além daquelas
    que ficam para SEMPRE na memória e coração.
    Vou aguardar a próxima, COM CERTEZA!!!

    ResponderExcluir
  2. Rita, minha grande amiga. É aqui que escrevo as delícias de minha filha para não esquecê-las.Ela costuma aparecer por aqui e também dar boas risadas. Creio que assim ela terá o que contar para seus filhos e a memória se perpetuará. Isso é família e é muito bom. Beijos.

    ResponderExcluir

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...