segunda-feira, 7 de junho de 2010

Você sabia? - Bouquet Garni

Bouquet Garni

Você já viu receitas que pedem para você usar o Bouquet Garni? O que é isso? Veja tudo explicadinho aqui e agora.
Um segredo da cozinha é o Bouquet Garni! Não é um bouquet qualquer – trata-se de um “amarrado” aromático, prova maior de que os franceses sabiam (e sabem) das coisas! Aprenda esse truque e ponha em prática! Não é todo dia que podemos ter acesso aos melhores segredos!
Bouquet Garni é uma forma francesa de aromatizar a água do cozimento dos alimentos. Tradicionalmente, o Bouquet Garni é uma combinação de tomilho, louro, salsinha e aipo, embrulhados em uma lâmina de alho-poró.
O conceito é muito simples. Em vez de colocar um cubinho de caldo de carne ou de galinha na água do cozimento, você prepara um pequeno buquê com os ingredientes acima ou variações deles, amarra tudo com um barbante e mergulha na água fervente - fique em paz. O barbante, assim como o buquê, será retirado na hora certa. No final do cozimento, é só pescar o buquê e jogar fora com barbante e tudo. Até porque, a essa altura, ele já cumpriu sua função culinária.
Para ervas secas, faça um sachê com um pedaço de gase e amarre com um fio de algodão.
O Bouquet Garni é um dos insumos mais extraordinários da culinária. Com ele, qualquer caldo adquire um sabor sutil de ervas, conferindo à receita uma base de sabores riquíssima em nuances.
(Fontes: http://www.domgiuseppe.com.br e http://basilico.uol.com.br)

Bouquet Garni: passo-a-passo

Ingredientes: cebolinha * folhas de salsão * folhas de alho-poró * salsinha * tomilho * louro


Coloque sobre um pedaço verde de alho-poró (cerca de 10 cm) folhas de salsão, folhas e talos de salsinha, cebolinha, folha de louro, ramos de tomilho.

Faça um rolinho e amarre com barbante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...