segunda-feira, 14 de junho de 2010

Saúde - Doenças respiratórias de inverno

Doenças respiratórias de inverno


As estações do ano mais frias e úmidas se aproximam e trazem junto o aumento dos casos de doenças ligadas ao sistema respiratório. A maioria destas doenças pode ser evitada com cuidados muito simples. Estas doenças infecciosas podem atingir pessoas de qualquer sexo e idade.
“É muito difícil alguém passar impune e não ficar pelo menos com seu nariz vermelho e entupido, surgirem alguns espirros e ter a irritante sensação do nariz escorrendo”, diz o médico cirurgião torácico Samir El Haje.
Segundo o médico, vários fatores favorecem a disseminação de doenças respiratórias tais como: aglomerações de pessoas, clima frio, mudanças bruscas e constantes de temperatura, o estado nutricional e imunológico, fatores emocionais e a presença de algum tipo de doença crônica em especial as de pulmão.
Os vilões mais comuns, responsáveis pelas doenças respiratórias e desconforto nesta época são os vírus e bactérias. “Não devemos esquecer que as enfermidades relacionadas com as doenças alérgicas também podem ser um complicador. Quando sabemos as características e sintomas das doenças fica mais fácil combatê-las”, explica Dr. Samir El Haje.

Segue abaixo uma breve explicação das principais doenças de inverno:

Resfriados: geralmente são provocados por vírus que comprometem a laringe, faringe e a nasofaringe. Surge um discreto mal-estar. Os sintomas costumam ser mais leves e as rotinas de vida não são interrompidas. Em geral dura dois ou três dias.
Gripe: o causador também é um vírus (vírus influenza) que tem inúmeras variantes e sofre constantes mutações. Compromete as mesmas regiões do resfriado somando-se a traquéia e os brônquios. Os sintomas de febre, prostração, forte mal-estar, tosse e dor no peito levam as pessoas, muitas vezes, a interromper suas atividades do dia-a-dia. Estas são as principais características que diferenciam a gripe do resfriado comum. O estado gripal pode estender-se por mais de vinte dias.
Pneumonia: os principais agentes causadores são bactérias e vírus. A presença de tosse, expectoração, dor no peito ou nas costas, prostração, febre e falta de ar, em alguns casos, são as características mais comuns. Normalmente a pneumonia é adquirida na comunidade, fora de ambiente hospitalar, por pessoas saudáveis. Apesar de ter cura quando tratada, ainda hoje é responsável pela morte de milhares de pessoas, principalmente crianças e idosos.

Para gripe, resfriado e pneumonia viral o tratamento é sintomático. Já na pneumonia bacteriana, recorre-se ao antibiótico.
Outras doenças do sistema respiratório como a tuberculose, a bronquite, a asma, a sinusite, a otite e a amidalite, não podem ser esquecidas e também devem ser tratadas.

Dicas para viver bem, respirar melhor e evitar doenças respiratórias:

* Abandone o hábito de fumar
* Vacine-se contra a gripe todos os anos
* Faça vacina contra o pneumococco a cada cinco anos
* Fuja das aglomerações de pessoas
* Fique longe de ambientes fechados ou sem boa ventilação
* Desvie os ambientes poluídos
* Tenha cuidado com a higiene corporal
* Evite mudanças bruscas de temperatura e ambientes com ar condicionado
* Elimine bebidas muito geladas
* Tenha uma dieta saudável e equilibrada
* Use roupas adequadas à estação
* Mantenha controle rigoroso das doenças crônicas
* Visite seu médico regularmente
(Fonte: http://www.drsamirhaje.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...