quarta-feira, 19 de maio de 2010

Cinema em Casa - Tabu


Direção: Alan Ball
Roteiro: Alicia Erian (romance), Alan Ball (roteiro)
Atores: Aaron Eckhart, Toni Collette, Maria Bello
Gênero: Drama
Origem: Estados Unidos
Duração: 124 minutos


Quando Tabu estreou nos Estados Unidos durante o festival independente de Sundance, houve uma grande polêmica por causa de seu título original, Towelhead. Afinal, esta palavra é uma gíria ofensiva referente à população muçulmana do Oriente Médio e aos seus descendentes que tentam a vida em solo norte-americano. Depois de certa pressão, o estúdio por detrás do filme optou em modificar o nome do filme para o vago Nothing is Private (“Nada é Privado”, em português). E mais uma vez o título brasileiro deixa de lado qualquer imparcialidade e impõe ao filme o nome de Tabu.

Mas porque tanta controvérsia em relação ao mero título? Bem, é certo que tanta discórdia e discussão apenas tiram o foco para a estória do filme. Jazira, filha pré-adolescente de mãe americana e pai libanês vai viver um tempo com o pai autoritário e sofre em se adaptar a um estilo de vida mais conservador. Além do mais, sofre bullying na escola e é assediada pelo vizinho, um homem casado e cujo filho ela mesma ajuda a tomar conta. Somam-se a isso temas como a descoberta da sexualidade infantil, a pedofilia e o vazio existencial pelo que sofre uma garota de 13 anos, e eis a fórmula que poderia chocar o expectador mais sensibilizado.

Só que o filme mostra estes assuntos sérios com pitadas ligeiras de um humor negro e a linha entre o drama e a comédia é tênue em certos momentos. O diretor do filme, Alan Ball, é também o roteirista do premiado Beleza Americana e o criador da série televisada A Sete Palmos, obras que quebram a seriedade e a morbidez com diálogos certeiros e inteligentes, além de situações que são ao mesmo tempo tanto exageradas quanto inerentemente humanas.

Não sinta medo de ver o filme por causa da imposição desnecessária do título brasileiro e tire suas próprias conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...