segunda-feira, 12 de abril de 2010

Serviço - Lançamento do livro: 'Bilac Pinto - o homem que salvou a República'

Lançamento do livro: 'Bilac Pinto - o homem que salvou a República'


O lançamento do livro será precedido por um debate sobre a trajetória e o legado de Bilac Pinto. O moderador do debate será o jornalista José Maria Rabelo, tendo os debatedores: José Bento Teixeira de Salles, Carlos Lindenberg, Teodomiro Braga e Orlando Vaz.
O livro é uma biografia de Bilac Pinto, professor, deputado, ministro e diplomata. Nesta nova obra, Murilo Badaró nos conduz a uma instigante viagem pela história do Brasil, trazendo à tona fatos novos, esclarecendo outros, questionando versões estabelecidas e colocando em cena personagens da história política pouco conhecidos do grande público.
Ao final, com grande sensibilidade, o autor nos coloca uma questão muito atual: Por que alguns nomes são apagados da nossa memória e condenados ao esquecimento?
As memórias estão em constante disputa e, neste livro, o autor apresenta uma corajosa tentativa de não sucumbir às obviedades e fazer jus á importância desse personagem que participou intensamente de todos os grandes embates de seu tempo e deu imensas contribuições ao Brasil.
Olavo Bilac Pereira Pinto, nasceu em Santa Rita de Sapucaí (MG) em 1908. Batizado em homenagem ao poeta carioca, foi deputado federal pela União Democrática Nacional (UDN), eleito e reeleito nos anos de 1950, 1954, 1958 e 1962. Ascendeu à presidência da Câmara dos Deputados em fevereiro de 1965, permanecendo no cargo até dezembro do mesmo ano. Como deputado, fez a proposta de escala móvel dos salários - seu aumento automático segundo o custo de vida; foi responsável pelo projeto de lei nº 1.064, que dava regra à publicidade do Governo, além de destinada à propaganda pessoal e partidária, visando à captação de sufrágios, e lutou no parlamento pela instituição do monopólio da União sobre o petróleo e a total nacionalização da Petrobras.
"Bilac não hesitou em assumir posições de comando e de risco, mas sua atuação visou sempre a saída constitucional dos impasses que se sucediam", esclarece Badaró.

Bilac Pinto - o homem que salvou a República
Murilo Badaró
Editora Gryphus - Rio de Janeiro
292 páginas
R$ 49,90

Local: Academia Mineira de Letras – Rua a Bahia, 1466 - Lourdes
Data: 15/04/10
Horário: 19h
Informações: (31) 3222-5764.

(Fonte: http://www.guiaentradafranca.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...