segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Temperos e cheiros

Hoje começo a compartilhar com vocês umas dicas sobre temperos e condimentos. Frescos ou secos, eles têm o poder de nos levar de volta para a casa da mãe, da avó, da bisavó, para a nossa infância. Além de avivar sentimentos antigos, trazem de volta imagens guardadas num cantinho esquecido da lembrança.
Antigamente, se cozinhava o feijão todo santo dia. Lembro-me dos grãos de feijão roxinho pulando dentro da panela de ferro, no fogão de lenha da casa da vó Quininha. Sinto o cheiro da mistura de feijão, louro e lenha queimando. Quem já sentiu esse aroma, garanto que não esquece.
E o cheiro de bolo de fubá com erva-doce? Saía da cozinha e ia fazendo curvas, achando brechas de portas e janelas abertas até tomar conta da casa inteira.
O colorido do frango e dos molhos era feito com urucum colhido na hora, perto do portão que ia para o galinheiro. Era preciso escolher bem as bolas espinhentas que estivessem abertas com as bolinhas vermelhas aparecendo, querendo pular fora do fruto. Quando ajudava a retirar as sementes, as nossas mãos ficaram coloridas de um vermelho-alaranjado que custava a sair. Massa de tomate era coisa muito rara e até proibida, graças a Deus.
Acho que essa relação mágica de cheiros, de cores e de sabores despertou em mim o prazer de cozinhar e temperar. Além de alimentar pessoas queridas, há também o ato secreto de acarinhar, o desejo de reunir e proporcionar bons momentos. Talvez inesquecíveis como os que nós tivemos e sabemos.
Os temperos e condimentos transformam positivamente os alimentos e algumas combinações parecem ter nascido para serem usadas: manjericão com tomate, coentro com peixe, louro com feijão. Mas essas combinações não devem ser obrigatórias; o que é excitante na cozinha é o fato de haver sempre a chance de novas experiências e a possibilidade de novas e bem sucedidas misturas de sabores. Siga a receita, use os temperos, invente e reinvente as combinações. Novos temperos, novos prazeres, novas lembranças. Tente e experimente. Quem sabe um dia, seus filhos também tenham saudades do cheiro e do gosto de sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...