quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Temperos e cheiros - Louro

Louro

Histórico e curiosidades


A mitologia grega conta que, para salvar a ninfa Dafne da perseguição de Apolo, os deuses transformaram-na num loureiro. Frustrado com isso, Apolo fez uma coroa para si mesmo com as folhas da árvore.

Na antiguidade greco-romana era símbolo de glória, com as coroas feitas da erva. Significando em latim “honraria nobre”, desde a antiguidade eram oferecidas coroas de louro para os vencedores de batalhas ou disputas esportivas, de onde surgiu o termo “laureado”.

O loureiro era a árvore consagrada ao deus Apolo, deus grego da profecia, poesia e cura. As sacerdotisas transmitiam suas profecias após, entre outros rituais, comer uma folha de louro.

Na Idade Média era usado para afastar demônios, bruxas e raios. Uma superstição diz que quando morre um loureiro, ocorre um grande desastre.

O louro é símbolo da poesia, das letras e do sucesso. A palavra “bacharelato” vem do latim “baccalaurus”, o que quer dizer “formando coberto de louros”.


Uso doméstico


Existem várias espécies de louro, algumas muito tóxicas. Devido ao seu forte aroma, deve ser usado com parcimônia para que não camufle o sabor dos outros ingredientes.

As folhas de louro são encontradas frescas, secas e em pó. Seu uso é bem adequado para pratos que precisam de um cozimento mais lento, pois seu óleo essencial é liberado lentamente.

Pendurar ramos pela casa para refrescar e perfumar o ar. As folhas nas gavetas e armários ajuda a afastar traças.

Utilizar, em pequenas quantidades, em molhos, sopas, feijão, marinada de carnes, caldo de peixe, recheios, carne de caça.

Retirar a folha antes de servir, pois pode amargar a comida. No Brasil é muito utilizado no feijão e na feijoada.


Uso medicinal


Alivia cólicas menstruais e ajuda a curar afecções de pele e do ouvido. Atua contra cansaço e auxilia no tratamento de hemorróidas, reumatismo e contusões. Em infusão, ajuda a fazer a digestão e estimular o apetite. As folhas também são usadas no preparo de unguentos (por exemplo, a pomada com o sumo das folhas misturado com lanolina ou vaselina para picadas de insetos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...