terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Temperos e cheiros - Coentro


Coentro


Histórico e curiosidades

Esta erva foi levada para a Europa pelos romanos, que segundo a Bíblia, já a agregavam ao cominho e vinagre, para conservar carnes.
Na China, atribuía-se ao coentro o poder da imortalidade.
Na Idade Média, por ser considerado afrodisíaco, era colocado em poções de amor. Existe o registro de sua existência desde 1552 a.C., no papiro de Thebes.
No Egito, era colocado no túmulo dos nobres, para ajudar a alma a encontrar o seu caminho.
Na Babilônia, arranjos florais com coentro e rosinhas, decoravam as festas.

Uso doméstico

Bastante parecido com a salsa, mas com odor característico e um leve sabor de limão, o coentro é encontrado à venda em folhas frescas. No entanto, a cozinha internacional prefere o coentro em grãos ou em pó, formas que não são muito usuais entre nós. Os grãos nada mais são do que as sementes da planta adulta, colocadas para secar e depois usadas inteiras ou moídas. As folhas de coentro têm um sabor muito característico e forte, que, apesar de vir da mesma planta, é totalmente diferente do sabor de sua semente, muito mais delicado.
As folhas, de sabor levemente amargo e picante, são usadas para aromatizar peixes, frutos do mar, carnes brancas, legumes e preparação à base de ovos. É um ingrediente indispensável na brasileiríssima moqueca. Para aproveitar ao máximo o sabor do coentro, pique-o somente pouco antes de usar e adicione no final da preparação. Se cozido em excesso, o sabor e o aroma ficam menos acentuados.
As sementes têm sabor mais adocicado do que a erva fresca. Inteiras, podem ser usadas no preparo de peixe, bolos, pães e massas, e para aromatizar conservas, vinagres e lingüiça. Trituradas, são mais indicadas para o uso em molhos que acompanham carnes vermelhas, mas dá bons resultados em risotos e pães.

Uso medicinal

O coentro tem função anti-séptica, antiácida, digestiva e sudorífera. Estimulante, ele fortifica o estômago; é bom contra gases; seu pó aplica-se em picadas de cobra e dores histéricas; é febrífugo, afugenta os vermes intestinais. O seu chá tem efeito sedativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...