sábado, 27 de fevereiro de 2010

Temperos e cheiros - Alecrim

Alecrim

Histórico e curiosidades

O nome Rosmarinus do latim significa "orvalho que vem do mar", justificado pelas flores azuladas que inundam as praias do Mediterrâneo, lembrando o orvalho.
Entre os gregos e romanos era tida como uma erva sagrada. Usada como incenso ou carregada como amuleto para atrair bons fluídos, principalmente em casamentos, e afastar mau-olhado, quebranto e inveja.
Para os romanos esta planta simbolizava o amor e a morte e por isto era plantada próximo à soleira das portas das casas. A igreja católica também o usava nos seus rituais, queimando-o como incenso.
Os gregos usavam coroas de alecrim em festas, como símbolo da imortalidade.
Pela reputação de estimular a memória, conta-se que estudantes gregos usavam ramos de Alecrim nos cabelos, quando submetidos a exames.
Até hoje diz-se que o alecrim é um excelente amuleto contra o "mal olhado". A erva colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos.
Além de ser símbolo de fidelidade entre namorados, era usado na Era Medieval para purificar os quartos de doentes. Tocar com alecrim na pessoa amada faz ter seu amor para sempre.
Carlos Magno obrigava os camponeses a cultivá-lo. Foi companheiro dos portugueses nas Entradas e Bandeiras.
Conta-se que numa viagem Nossa Senhora sentou-se à sombra de um alecrim para dar de mamar ao menino Jesus: por isso acredita-se que a planta nunca atinja altura superior à de Jesus adulto.

Uso doméstico

Na culinária é recomendado para carnes de porco, cabrito, carneiro, aves e peixe. É usado também para aromatizar vinagres e óleos.
Dá sabor especial a manteigas, omeletes, sopas, cozidos, molhos e pães. É freqüentemente combinado a batatas, abobrinhas, berinjelas e tomates preparados em azeite. No churrasco, espalhe suas folhas sobre as brasas para perfumar a carne.
Pode ser usado como decoração em pratos prontos antes de servi-los.
Não perde seu sabor no cozimento, como outras folhas fazem. As folhas frescas possuem aroma mais puro, sendo preferidas.
Por ter um sabor muito forte, deve ser usado com moderação.

Uso medicinal

Bom para os rins e vesícula e equilíbrio da pressão arterial, auxiliando a boa circulação; auxilia nos estados de depressão, dores reumáticas, digestão, facilita menstruação, combate gota, icterícia. É anti-séptico, sedativo, fortalece a memória. Bochechos de infusão são recomendados para aliviar aftas, estomatites e gengivites.
Para reumatismo, eczemas e contusões: folhas cozidas no vinho e usadas externamente.
Para sarna: infusão bem forte aplicada externamente.
Cicatrizante de feridas e tumores: folhas secas reduzidas a pó ou suco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei receber sua visita!
Ler seu comentário, é ainda melhor!!!
Responderei sempre por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...